Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marcos Felipe Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Hellen José Daiane Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539
Resumo: Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.
id UFMA-7_43f074939f489950a519515095cce37c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10539
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamentalGênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 395-4082447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539/6140Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Marcos Felipe SilvaReis, Hellen José Daiane Alves2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10539Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
title Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
spellingShingle Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
Duarte, Marcos Felipe Silva
Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.
title_short Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
title_full Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
title_fullStr Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
title_full_unstemmed Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
title_sort Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
author Duarte, Marcos Felipe Silva
author_facet Duarte, Marcos Felipe Silva
Reis, Hellen José Daiane Alves
author_role author
author2 Reis, Hellen José Daiane Alves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Marcos Felipe Silva
Reis, Hellen José Daiane Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.
topic Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.
description Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539/6140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 395-408
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497543176192