Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539 |
Resumo: | Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero. |
id |
UFMA-7_43f074939f489950a519515095cce37c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10539 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamentalGênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências.Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 395-4082447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539/6140Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Marcos Felipe SilvaReis, Hellen José Daiane Alves2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10539Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
title |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
spellingShingle |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental Duarte, Marcos Felipe Silva Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências. |
title_short |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
title_full |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
title_fullStr |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
title_sort |
Gênero e sexualidade em livros didáticos de ciências do ensino fundamental |
author |
Duarte, Marcos Felipe Silva |
author_facet |
Duarte, Marcos Felipe Silva Reis, Hellen José Daiane Alves |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Hellen José Daiane Alves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Duarte, Marcos Felipe Silva Reis, Hellen José Daiane Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências. |
topic |
Gênero. Sexualidade. Livros Didáticos. Ensino de Ciências. |
description |
Somos instruídos desde pequenos a fazermos escolhas diferentes baseadas em nosso gênero. Na escola,os dilemas que envolvem as questões de gênero estão para além da sala de aula, e em ambientes assim,generificados, é necessário que se iniciem discussões sobre como esses papeis foram construídos historicamente.A Ciência e a Biologia são, geralmente, as disciplinas que mais tratam sobre o tema. Os LivrosDidáticos se configuram como uma peça importante no processo de aprendizagem dos (as) alunos (as),contendo discursos sobre os temas “gênero” e “sexualidade”, portanto, objetivou-se nessa pesquisa descrevere compreender esses discursos inscritos em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental (6° ao9° ano). De um modo geral os livros apresentaram uma perspectiva biológica dos temas, trazendo somentealgumas representações onde foi possível perceber um viés sociocultural de discussão, debatendo questõesimportantes que promovem a formação cidadã dos alunos e a equidade de gênero. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10539/6140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 395-408 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497543176192 |