Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Geovanna Pereira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Márques, Fernanda Telles
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educa (Porto Velho)
Texto Completo: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541
Resumo: Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. 
id UNIR-3_f65f1cf50ced001d9f9ac0e07be5e7f7
oai_identifier_str oai:periodicos.unir.br:article/6541
network_acronym_str UNIR-3
network_name_str Educa (Porto Velho)
repository_id_str
spelling Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental IISex, gender, and sexual diversity in history and science Textbooks of the final years of elementary school Sexo, género y diversidad sexual en los libros de historia y Ciencia de educación primaria IILivro didáticoGêneroDiversidade sexualEducação básica370Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. Se trata de una investigación bibliográfico-documental sobre el abordaje de las categorías sexo, género y diversidad sexual en los libros de texto de Ciencias e Historia de los grados finales de la Escuela Primaria II. La investigación bibliográfica se basó en búsquedas en las bases de datos SciELO y BDTD, mientras que la investigación documental tuvo como objeto los Parámetros Curriculares Nacionales (PCN) en las áreas de Ciencias Naturales e Historia - cuarto ciclo y libros de texto. El material analizado forma parte de la colección “Araribá Mais”, publicado en 2018 por Editora Moderna, y fue trabajado desde el análisis de contenido en una modalidad categórico-temática. Como resultado, se encontró que la categoría género está algo presente en el libro de Historia, que se acerca al entendimiento producido durante la segunda ola del movimiento feminista, y que en el libro de Ciencia todo se reduce a la categoría sexo. De igual manera se observa que, aun reconociendo que la sexualidad no se reduce a la dimensión anatómica y fisiológica - como claramente recomiendan los PNC de ambas áreas en discusión - los libros optan por un enfoque mesurado que, al final, favorece el tratamiento aligeramiento de los temas con miras a su eliminación de los planes de estudio escolares. This is a bibliographic-documentary research on the approach of the categories sex, gender, and sexual diversity in Science and History textbooks of the final years of Elementary School. The bibliographic research was based on searches in the SciELO and BDTD databases, while the documentary research focused on the National Curriculum Parameters (PCN) in the areas of Natural Sciences and History – fourth schooling cycle – and on the textbooks. The analyzed material is part of the “Araribá Mais” collection, published in 2018 by Editora Moderna, and its content was analyzed in the theme/category-based modality. As a result, it was observed that the category gender is somewhat present in the History book – being approached similarly to the understanding generated by the second-wave feminist movement – and, in the Science book, the approach is reduced to the category sex. It is similarly observed that, even though the books recognize sexuality is not limited to the anatomical and physiological dimensions – as is clearly recommended by the PCN of both areas under discussion – they opt for a moderate approach that ends up favoring a hasty treatment of such themes, moving towards their elimination from school curricula. Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)2022-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesPesquisa bibliográfico-documentalapplication/pdfhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/654110.26568/2359-2087.2022.6541EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-232359-20872359-208710.26568/educa.v9i0reponame:Educa (Porto Velho)instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)instacron:UNIRporhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541/320Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Geovanna PereiraMárques, Fernanda Telles2023-01-21T17:14:22Zoai:periodicos.unir.br:article/6541Revistahttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCAPUBhttps://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/oairevistaeduca@unir.br || dti@unir.br2359-20872359-2087opendoar:2023-01-21T17:14:22Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
Sex, gender, and sexual diversity in history and science Textbooks of the final years of elementary school
Sexo, género y diversidad sexual en los libros de historia y Ciencia de educación primaria II
title Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
spellingShingle Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
Rodrigues, Geovanna Pereira
Livro didático
Gênero
Diversidade sexual
Educação básica
370
title_short Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
title_full Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
title_fullStr Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
title_full_unstemmed Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
title_sort Sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de história e de ciências do ensino fundamental II
author Rodrigues, Geovanna Pereira
author_facet Rodrigues, Geovanna Pereira
Márques, Fernanda Telles
author_role author
author2 Márques, Fernanda Telles
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Geovanna Pereira
Márques, Fernanda Telles
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Gênero
Diversidade sexual
Educação básica
370
topic Livro didático
Gênero
Diversidade sexual
Educação básica
370
description Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre a abordagem das categorias sexo, gênero e diversidade sexual em livros didáticos de Ciências e de História das séries finais do Ensino Fundamental II. A pesquisa bibliográfica se deu a partir de buscas nas bases de dados SciELO e BDTD, ao passo que a pesquisa documental teve como objetos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) das áreas de Ciências Naturais e História – quarto ciclo, e os livros didáticos. O material analisado compõe a coleção “Araribá Mais”, publicada em 2018 pela Editora Moderna, e foi trabalhado a partir da análise de conteúdo em modalidade categorial-temática. Como resultados, constatou-se que a categoria gênero está um pouco presente no livro de História, o que se dá em um recorte próximo ao entendimento produzido por ocasião da segunda onda do movimento feminista, e que no livro de Ciências tudo se reduz à categoria sexo. Observa-se, de maneira semelhante, que, mesmo reconhecendo que a sexualidade não se reduz à dimensão anatomofisiológica – tal como claramente recomendado pelos PCN de ambas as áreas em discussão – os livros optam por uma abordagem comedida que, ao final, favorece o tratamento aligeirado das temáticas, caminhando para seu apagamento dos currículos escolares. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Pesquisa bibliográfico-documental
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541
10.26568/2359-2087.2022.6541
url https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541
identifier_str_mv 10.26568/2359-2087.2022.6541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/6541/320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal de Rondônia (EDUFRO)
dc.source.none.fl_str_mv EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação; v. 9 (2022); 1-23
2359-2087
2359-2087
10.26568/educa.v9i0
reponame:Educa (Porto Velho)
instname:Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron:UNIR
instname_str Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
instacron_str UNIR
institution UNIR
reponame_str Educa (Porto Velho)
collection Educa (Porto Velho)
repository.name.fl_str_mv Educa (Porto Velho) - Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
repository.mail.fl_str_mv revistaeduca@unir.br || dti@unir.br
_version_ 1797174541476167680