Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SÁ-SILVA, JACKSON RONIE
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: DE OLIVEIRA, JUCENILDE THALISSA, DE ALMEIDA, FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA, DUARTE, MARCOS FELIPE SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956
Resumo:  O corpo humano possui um conjunto de significados que vão além da materialidade biológica. Ele é uma construção social. Os Estudos Culturais em Educação compreendem que a escola possui um papel determinante na construção das identidades dos indivíduos e encontra-se permeada de pedagogias culturais. Os livros didáticos são artefatos culturais que comunicam sobre como ser e estar na sociedade, podendo reforçar estereótipos e exclusões. Objetivou-se analisar os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão. O estudo revelou que os conteúdos biológicos sobre o corpo humano são preponderantes em relação às informações de perspectiva sociocultural. Biologia, Anatomia e Fisiologia corporal são abordadas com prioridade e demonstram o reforço à representação cartesiana do corpo considerado máquina, saudável e apto à reprodução. Sugere-se repensar tais discursos e que se inclua discussões sociais e culturais sobre o corpo humano nos livros didáticos de Biologia.Palavras-chave: Corpo Humano. Livros Didáticos. Estudos Culturais. Ensino de Biologia. Speaking of the Body, Silencing the Culture: Discussions on The Human Body in Textbook of Medium Education Biology in BrazilABSTRACTThe human body has a set of meanings that go beyond biological materiality. It is a social construction. The Cultural Studies in Education understand that the school has a determinant role in the construction of the identities of the individuals and is permeated of cultural pedagogies. Textbooks are cultural artifacts that communicate about being and being in society, and can reinforce stereotypes and exclusions. The objective was to analyze the discourses about the human body present in high school biology textbooks used in schools of the public school of São Luís, Maranhão. The study revealed that biological contents on the human body are preponderant in relation to information from a sociocultural perspective. Biology, Anatomy and Body Physiology are addressed with priority and demonstrate the reinforcement to the Cartesian representation of the body considered machine, healthy and fit for reproduction. It is suggested to rethink such discourses and to include social and cultural discussions about the human body in the textbooks of Biology.Keywords: Human Body. Didactic Books. Cultural Studies. Teaching of Biology.
id UFMA-7_4d749c9144e3025c4346e9cdd5bc6027
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11956
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio O corpo humano possui um conjunto de significados que vão além da materialidade biológica. Ele é uma construção social. Os Estudos Culturais em Educação compreendem que a escola possui um papel determinante na construção das identidades dos indivíduos e encontra-se permeada de pedagogias culturais. Os livros didáticos são artefatos culturais que comunicam sobre como ser e estar na sociedade, podendo reforçar estereótipos e exclusões. Objetivou-se analisar os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão. O estudo revelou que os conteúdos biológicos sobre o corpo humano são preponderantes em relação às informações de perspectiva sociocultural. Biologia, Anatomia e Fisiologia corporal são abordadas com prioridade e demonstram o reforço à representação cartesiana do corpo considerado máquina, saudável e apto à reprodução. Sugere-se repensar tais discursos e que se inclua discussões sociais e culturais sobre o corpo humano nos livros didáticos de Biologia.Palavras-chave: Corpo Humano. Livros Didáticos. Estudos Culturais. Ensino de Biologia. Speaking of the Body, Silencing the Culture: Discussions on The Human Body in Textbook of Medium Education Biology in BrazilABSTRACTThe human body has a set of meanings that go beyond biological materiality. It is a social construction. The Cultural Studies in Education understand that the school has a determinant role in the construction of the identities of the individuals and is permeated of cultural pedagogies. Textbooks are cultural artifacts that communicate about being and being in society, and can reinforce stereotypes and exclusions. The objective was to analyze the discourses about the human body present in high school biology textbooks used in schools of the public school of São Luís, Maranhão. The study revealed that biological contents on the human body are preponderant in relation to information from a sociocultural perspective. Biology, Anatomy and Body Physiology are addressed with priority and demonstrate the reinforcement to the Cartesian representation of the body considered machine, healthy and fit for reproduction. It is suggested to rethink such discourses and to include social and cultural discussions about the human body in the textbooks of Biology.Keywords: Human Body. Didactic Books. Cultural Studies. Teaching of Biology.Universidade Federal do Maranhão2019-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 1, jan./jun. 2019; 81-972447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956/6722Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSÁ-SILVA, JACKSON RONIEDE OLIVEIRA, JUCENILDE THALISSADE ALMEIDA, FERNANDO VINÍCIUS PEREIRADUARTE, MARCOS FELIPE SILVA2019-07-29T13:59:35Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/11956Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-07-29T13:59:35Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
title Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
spellingShingle Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
SÁ-SILVA, JACKSON RONIE
title_short Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
title_full Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
title_fullStr Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
title_full_unstemmed Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
title_sort Falando do Corpo, Calando a Cultura: Discursos sobre o Corpo Humano em Livros Didáticos de Biologia do Ensino Médio
author SÁ-SILVA, JACKSON RONIE
author_facet SÁ-SILVA, JACKSON RONIE
DE OLIVEIRA, JUCENILDE THALISSA
DE ALMEIDA, FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA
DUARTE, MARCOS FELIPE SILVA
author_role author
author2 DE OLIVEIRA, JUCENILDE THALISSA
DE ALMEIDA, FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA
DUARTE, MARCOS FELIPE SILVA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SÁ-SILVA, JACKSON RONIE
DE OLIVEIRA, JUCENILDE THALISSA
DE ALMEIDA, FERNANDO VINÍCIUS PEREIRA
DUARTE, MARCOS FELIPE SILVA
description  O corpo humano possui um conjunto de significados que vão além da materialidade biológica. Ele é uma construção social. Os Estudos Culturais em Educação compreendem que a escola possui um papel determinante na construção das identidades dos indivíduos e encontra-se permeada de pedagogias culturais. Os livros didáticos são artefatos culturais que comunicam sobre como ser e estar na sociedade, podendo reforçar estereótipos e exclusões. Objetivou-se analisar os discursos sobre o corpo humano presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio utilizados em escolas da rede pública de ensino de São Luís, Maranhão. O estudo revelou que os conteúdos biológicos sobre o corpo humano são preponderantes em relação às informações de perspectiva sociocultural. Biologia, Anatomia e Fisiologia corporal são abordadas com prioridade e demonstram o reforço à representação cartesiana do corpo considerado máquina, saudável e apto à reprodução. Sugere-se repensar tais discursos e que se inclua discussões sociais e culturais sobre o corpo humano nos livros didáticos de Biologia.Palavras-chave: Corpo Humano. Livros Didáticos. Estudos Culturais. Ensino de Biologia. Speaking of the Body, Silencing the Culture: Discussions on The Human Body in Textbook of Medium Education Biology in BrazilABSTRACTThe human body has a set of meanings that go beyond biological materiality. It is a social construction. The Cultural Studies in Education understand that the school has a determinant role in the construction of the identities of the individuals and is permeated of cultural pedagogies. Textbooks are cultural artifacts that communicate about being and being in society, and can reinforce stereotypes and exclusions. The objective was to analyze the discourses about the human body present in high school biology textbooks used in schools of the public school of São Luís, Maranhão. The study revealed that biological contents on the human body are preponderant in relation to information from a sociocultural perspective. Biology, Anatomy and Body Physiology are addressed with priority and demonstrate the reinforcement to the Cartesian representation of the body considered machine, healthy and fit for reproduction. It is suggested to rethink such discourses and to include social and cultural discussions about the human body in the textbooks of Biology.Keywords: Human Body. Didactic Books. Cultural Studies. Teaching of Biology.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/11956/6722
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 5, n. 1, jan./jun. 2019; 81-97
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497579876352