A relevância da neurociência à educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Eliane Costa Andrade
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Chahini, Thelma Helena Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10504
Resumo: A Neurociência, de acordo com Relvas (2012) quando dialoga com a Educação possibilita ao docenteoperacionalizar o processo ensino-aprendizagem com eficácia, visto que se trata de um estudocientífico de como o cérebro pode aprender melhor e reter os conhecimentos de maneira significativae prazerosa. Nesse sentido, Glia (2015) informa que a primeira infância é o período de maior desenvolvimentodo cérebro humano, por ser esse o momento em que a arquitetura cerebral começa a seformar, passando por inúmeras mudanças anatômicas e funcionais que se iniciam na etapa pré-natal,estendendo-se até o início da vida adulta. Assim, o cérebro humano desempenha um grande papelfrente aos estímulos e interações que circundam o ambiente vivenciado, por isso é importante queos educadores, especialmente os da Educação Infantil, conheçam esse incrível órgão humano, poisconhecendo sua estrutura e funcionamento conseguirão direcionar melhor suas práticas. No contexto,o presente estudo teve por objetivo investigar se os profissionais da Educação Infantil possuíam conhecimentossobre a neurociência e se esses conhecimentos auxiliavam as atividades desenvolvidascom as crianças em relação ao desenvolvimento cognitivo e/ou aprendizagem delas. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória em duas instituições de Educação Infantil de São Luís/MA,uma pertence à rede pública municipal e outra à rede privada. Os participantes foram 4 docentes e2 gestoras das referidas instituições. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas.Os resultados sinalizam que apesar de todos os participantes ressaltarem a importância daneurociência aplicada à educação esses ainda desconhecem como aplicá-la.
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