Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LOPES, LUIZ MANOEL
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: XAVIER, JOSEDETE GONÇALVES, DA SILVA, AUDIVANIA RODRIGUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18386
Resumo:  O presente artigo aborda a experiência educacional em tempos de pandemia, na relação bilateral aluno e professor, frente às novas ferramentas digitais. O objetivo é apresentar o ambiente familiar como motivação para o aluno, buscando lançar um novo olhar para a prática pedagógica, voltada para ferramentas educacionais e tecnologias digitais. Nesse novo cenário, percebemos também novos hábitos do aprendizado. A metodologia do presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, aborda estudo bibliográfico e documental em que se discutem as contribuições das tecnologias digitais para a motivação dos alunos diante do processo de aprendizagem no momento em que se enfrenta a pandemia do novo Coronavírus. O artigo traz como contribuição uma breve análise do processo de aprendizagem da relação bilateral e do conhecimento prático através das ferramentas tecnológicas, novas habilidades pedagógicas, e no desenvolvimento educacional tecnológico.Palavras-chaves: Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19. Motivation and educational experience of students and teachers in the context of digital tools in the pandemic period. ABSTRACTThis article discusses the educational experience in times of pandemic, in the bilateral relationship between student and teacher, in the face of new digital tools. The objective is to present the family environment as motivation for the student, seeking to launch a new look at pedagogical practice, focused on educational tools and digital technologies. In this new scenario, we also noticed new learning habits. The methodology of this study, of descriptive and exploratory character, addresses bibliographic and documentary study in which the contributions of digital technologies to the motivation of students in the learning process are discussed at the moment when the pandemic of the new Coronavirus is faced. A brief analysis of the learning process of the bilateral relationship and practical knowledge through technological tools, new pedagogical skills, and technological educational development.Keywords: Motivating environment. Technological tools. Technological skills
id UFMA-7_aadbea5e01e93c5f492573812cbee508
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18386
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemiaAmbiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19. O presente artigo aborda a experiência educacional em tempos de pandemia, na relação bilateral aluno e professor, frente às novas ferramentas digitais. O objetivo é apresentar o ambiente familiar como motivação para o aluno, buscando lançar um novo olhar para a prática pedagógica, voltada para ferramentas educacionais e tecnologias digitais. Nesse novo cenário, percebemos também novos hábitos do aprendizado. A metodologia do presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, aborda estudo bibliográfico e documental em que se discutem as contribuições das tecnologias digitais para a motivação dos alunos diante do processo de aprendizagem no momento em que se enfrenta a pandemia do novo Coronavírus. O artigo traz como contribuição uma breve análise do processo de aprendizagem da relação bilateral e do conhecimento prático através das ferramentas tecnológicas, novas habilidades pedagógicas, e no desenvolvimento educacional tecnológico.Palavras-chaves: Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19. Motivation and educational experience of students and teachers in the context of digital tools in the pandemic period. ABSTRACTThis article discusses the educational experience in times of pandemic, in the bilateral relationship between student and teacher, in the face of new digital tools. The objective is to present the family environment as motivation for the student, seeking to launch a new look at pedagogical practice, focused on educational tools and digital technologies. In this new scenario, we also noticed new learning habits. The methodology of this study, of descriptive and exploratory character, addresses bibliographic and documentary study in which the contributions of digital technologies to the motivation of students in the learning process are discussed at the moment when the pandemic of the new Coronavirus is faced. A brief analysis of the learning process of the bilateral relationship and practical knowledge through technological tools, new pedagogical skills, and technological educational development.Keywords: Motivating environment. Technological tools. Technological skillsUniversidade Federal do Maranhão2021-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/1838610.18764/2447-6498.v7n2p214-223Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 2, jul./dez. 2021; 214-2232447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18386/10015Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLOPES, LUIZ MANOELXAVIER, JOSEDETE GONÇALVESDA SILVA, AUDIVANIA RODRIGUES2022-01-03T19:58:39Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/18386Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2022-01-03T19:58:39Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
title Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
spellingShingle Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
LOPES, LUIZ MANOEL
Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19.
title_short Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
title_full Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
title_fullStr Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
title_full_unstemmed Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
title_sort Motivação e experiência educacionais dos alunos e professores no contexto de ferramentas digitais no período de pandemia
author LOPES, LUIZ MANOEL
author_facet LOPES, LUIZ MANOEL
XAVIER, JOSEDETE GONÇALVES
DA SILVA, AUDIVANIA RODRIGUES
author_role author
author2 XAVIER, JOSEDETE GONÇALVES
DA SILVA, AUDIVANIA RODRIGUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LOPES, LUIZ MANOEL
XAVIER, JOSEDETE GONÇALVES
DA SILVA, AUDIVANIA RODRIGUES
dc.subject.por.fl_str_mv Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19.
topic Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19.
description  O presente artigo aborda a experiência educacional em tempos de pandemia, na relação bilateral aluno e professor, frente às novas ferramentas digitais. O objetivo é apresentar o ambiente familiar como motivação para o aluno, buscando lançar um novo olhar para a prática pedagógica, voltada para ferramentas educacionais e tecnologias digitais. Nesse novo cenário, percebemos também novos hábitos do aprendizado. A metodologia do presente estudo, de caráter descritivo e exploratório, aborda estudo bibliográfico e documental em que se discutem as contribuições das tecnologias digitais para a motivação dos alunos diante do processo de aprendizagem no momento em que se enfrenta a pandemia do novo Coronavírus. O artigo traz como contribuição uma breve análise do processo de aprendizagem da relação bilateral e do conhecimento prático através das ferramentas tecnológicas, novas habilidades pedagógicas, e no desenvolvimento educacional tecnológico.Palavras-chaves: Ambiente motivador. Ferramentas tecnológicas. Habilidades tecnológicas. COVID-19. Motivation and educational experience of students and teachers in the context of digital tools in the pandemic period. ABSTRACTThis article discusses the educational experience in times of pandemic, in the bilateral relationship between student and teacher, in the face of new digital tools. The objective is to present the family environment as motivation for the student, seeking to launch a new look at pedagogical practice, focused on educational tools and digital technologies. In this new scenario, we also noticed new learning habits. The methodology of this study, of descriptive and exploratory character, addresses bibliographic and documentary study in which the contributions of digital technologies to the motivation of students in the learning process are discussed at the moment when the pandemic of the new Coronavirus is faced. A brief analysis of the learning process of the bilateral relationship and practical knowledge through technological tools, new pedagogical skills, and technological educational development.Keywords: Motivating environment. Technological tools. Technological skills
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18386
10.18764/2447-6498.v7n2p214-223
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18386
identifier_str_mv 10.18764/2447-6498.v7n2p214-223
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/18386/10015
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 7, n. 2, jul./dez. 2021; 214-223
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794498090532864