História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690
Resumo: O presente artigo propõe trabalhar as noções de história, montagem, ensaio e alegoria em Walter Benjamin e colocá-las em perspectiva às obras do cinema brasileiro contemporâneo Branco sai, preto fica; Batguano e Maranhão 669. Parte-se de tais reflexões para, através da metodologia da constelação crítica benjaminiana, se pensar como o cinema pode, em alguns casos, produzir imagens dialéticas a partir de fragmentos históricos, associados a procedimentos narrativos e estéticos, que vicejam, em suas tramas de montagem, fazer a crítica à miséria social e política brasileiras. Atenta-se ao pensamento audiovisual ensaístico como forma-força profícua para se pensar reflexivamente a história e o próprio cinema, através das modulações de imagens profundas como possibilidade de abertura do mundo e dos sentidos.Palavras-chave: Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.
id UFMA-7_b29b40af063bb4bb427006bd9a5c179b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5690
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.O presente artigo propõe trabalhar as noções de história, montagem, ensaio e alegoria em Walter Benjamin e colocá-las em perspectiva às obras do cinema brasileiro contemporâneo Branco sai, preto fica; Batguano e Maranhão 669. Parte-se de tais reflexões para, através da metodologia da constelação crítica benjaminiana, se pensar como o cinema pode, em alguns casos, produzir imagens dialéticas a partir de fragmentos históricos, associados a procedimentos narrativos e estéticos, que vicejam, em suas tramas de montagem, fazer a crítica à miséria social e política brasileiras. Atenta-se ao pensamento audiovisual ensaístico como forma-força profícua para se pensar reflexivamente a história e o próprio cinema, através das modulações de imagens profundas como possibilidade de abertura do mundo e dos sentidos.Palavras-chave: Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.Universidade Federal do Maranhão2017-07-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 37-512447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690/4646Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrasil, Marcus Ramusyo de Almeida2017-09-21T15:15:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5690Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2017-09-21T15:15:05Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
title História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
spellingShingle História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.
title_short História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
title_full História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
title_fullStr História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
title_full_unstemmed História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
title_sort História, cinema e ensaio: análise dos filmes "Branco Sai, Preto Fica", "Batguano" e "Maranhão 669"
author Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
author_facet Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Marcus Ramusyo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.
topic Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.
description O presente artigo propõe trabalhar as noções de história, montagem, ensaio e alegoria em Walter Benjamin e colocá-las em perspectiva às obras do cinema brasileiro contemporâneo Branco sai, preto fica; Batguano e Maranhão 669. Parte-se de tais reflexões para, através da metodologia da constelação crítica benjaminiana, se pensar como o cinema pode, em alguns casos, produzir imagens dialéticas a partir de fragmentos históricos, associados a procedimentos narrativos e estéticos, que vicejam, em suas tramas de montagem, fazer a crítica à miséria social e política brasileiras. Atenta-se ao pensamento audiovisual ensaístico como forma-força profícua para se pensar reflexivamente a história e o próprio cinema, através das modulações de imagens profundas como possibilidade de abertura do mundo e dos sentidos.Palavras-chave: Cinema e História. Cinema Brasileiro Contemporâneo. Arte e Política.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/5690/4646
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 3, n. 1, jan./jun. 2017; 37-51
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497006305280