Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Lucas Henrique de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNILA
Texto Completo: http://dspace.unila.edu.br/123456789/4313
Resumo: Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho
id UNIL_783a2ccc61e2c6e9d3f7d982eed35e58
oai_identifier_str oai:dspace.unila.edu.br:123456789/4313
network_acronym_str UNIL
network_name_str Repositório Institucional da UNILA
repository_id_str 3636
spelling Souza, Lucas Henrique deAlmendra Filho, Dinaldo Sepúlveda2019-01-11T11:35:14Z2019-01-11T11:35:14Z2018-08-14SOUZA, Lucas Henrique. Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica. 2018. 125 f. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018http://dspace.unila.edu.br/123456789/4313Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra FilhoEl objetivo de esta disertación es investigar las relaciones entre memoria documental y ficción en el cine argentino y brasileño, tomando como objeto de estudio documentales que efectúan en sus narrativas la figuración de la memoria en el liame con la ficción. Son ellas: Los rubios (2003), de Albertina Carri, y Branco sai, Preto fica (2014), de Adirley Queirós. Ambas obras tienen en la fabulación de la memoria su concepción estética y política, de manera que, encarnan y ponen de manifiesto la cuestión en debate. En este sentido, el movimiento de muchos documentales contemporáneos hacia la ficción promueve un horizonte de renovación a la forma documental, cuestionando principios básicos de su tradición, como por ejemplo el discurso de sobriedad del documental frente a otras formas cinematográficas. En este contexto, estudiamos la capacidad de la memoria para posibilitar nuevas negociaciones entre el documental y la ficción, de facilitar contaminaciones con otros lenguajes o desencadenar desvíos, sobre todo a través de la puesta en escena de experiencias traumáticasThe purpose of this dissertation is to investigate the relations between memory and documentary, and fiction in Argentinean and Brazilian cinema, taking as object of study non-fiction film that effect in their narratives the figuration of memory in the relationship with fiction. Are they: Los rubios (2003), of Albertina Carri, and Branco sai, Preto fica (2014), of Adirley Queirós. Both works have in the fable of memory their aesthetic and political conception, so that they embody and evidence the question under debate. In this sense, the movement of many contemporary documentaries towards fiction promotes a horizon of renewal the documentary form, questioning the basic principles of his tradition, such as the documentary's sobriety discourse against other cinematographic forms. In this context, we study the capacity of memory to enable new negotiations between documentary and fiction, to facilitate contaminations with other languages or to trigger deviations, especially through the enactment of traumatic experiencesO objetivo desta dissertação é investigar as relações entre memória, documentário e ficção no cinema argentino e brasileiro, tomando como objeto de estudo documentários que efetuam em suas narrativas a figuração da memória no liame com a ficção. São eles: Los rubios (2003), de Albertina Carri, e Branco sai, Preto fica (2014), de Adirley Queirós. Ambas obras têm na fabulação da memória a sua concepção estética e política, de maneira que, encarnam e evidenciam a questão em debate. Nesse sentido, o movimento de muitos documentários contemporâneos em direção à ficção promove um horizonte de renovação à forma documental, questionando princípios basilares de sua tradição, como por exemplo, o discurso de sobriedade do documentário frente a outras formas cinematográficas. Diante deste contexto, estudamos a capacidade da memória em possibilitar novas negociações entre o documentário e a ficção, de facilitar contaminações com outras linguagens ou desencadear desvios, sobretudo através da encenação de experiências traumáticas.Submitted by Lucas Henrique de Souza (lucas.h.souz@gmail.com) on 2019-01-11T11:35:14Z No. of bitstreams: 1 Dissertação-Lucas Henrique de Souza.pdf: 2312031 bytes, checksum: f0185deaf202baa2ffcb733d5f74eda2 (MD5)Made available in DSpace on 2019-01-11T11:35:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação-Lucas Henrique de Souza.pdf: 2312031 bytes, checksum: f0185deaf202baa2ffcb733d5f74eda2 (MD5) Previous issue date: 2018-08-14Capes e Fundação AraucáriaporDocumentário ContemporâneoFicção - memóriaCinema - ArgentinaCinema - BrasilDesvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto ficainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNILAinstname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)instacron:UNILATHUMBNAILCapa Pos.pngCapa Pos.pngimage/png66439http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/3/Capa+Pos.png56fc46c801c6b3400264798d9fa66587MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81019http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/2/license.txtae61abb910ea8b57960567ed3a404bdaMD52ORIGINALDissertação-Lucas Henrique de Souza.pdfDissertação-Lucas Henrique de Souza.pdfDissertação de mestradoapplication/pdf2312031http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Lucas+Henrique+de+Souza.pdff0185deaf202baa2ffcb733d5f74eda2MD51ata_defesa_LUCAS HENRIQUE DE SOUZA.pdfata_defesa_LUCAS HENRIQUE DE SOUZA.pdfAta de defesaapplication/pdf15690http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/4/ata_defesa_LUCAS+HENRIQUE+DE+SOUZA.pdf3c3e8eba0ee40ed3b96b80e6c64527d7MD54123456789/43132020-05-07 11:11:21.708oai:dspace.unila.edu.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://dspace.unila.edu.br/oai/requestopendoar:36362020-05-07T14:11:21Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
title Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
spellingShingle Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
Souza, Lucas Henrique de
Documentário Contemporâneo
Ficção - memória
Cinema - Argentina
Cinema - Brasil
title_short Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
title_full Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
title_fullStr Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
title_full_unstemmed Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
title_sort Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica
author Souza, Lucas Henrique de
author_facet Souza, Lucas Henrique de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Lucas Henrique de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda
contributor_str_mv Almendra Filho, Dinaldo Sepúlveda
dc.subject.por.fl_str_mv Documentário Contemporâneo
Ficção - memória
Cinema - Argentina
Cinema - Brasil
topic Documentário Contemporâneo
Ficção - memória
Cinema - Argentina
Cinema - Brasil
description Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Literatura Comparada. Orientador: Prof. Dr. Dinaldo Sepúlveda Almendra Filho
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-14
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-11T11:35:14Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-11T11:35:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Lucas Henrique. Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica. 2018. 125 f. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br/123456789/4313
identifier_str_mv SOUZA, Lucas Henrique. Desvios pela memória: as relações entre testemunho, ficção e documentário em Los rubios e Branco sai, Preto fica. 2018. 125 f. Dissertação de mestrado (Programa de pós-graduação em Literatura Comparada) – Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Foz do Iguaçu, 2018
url http://dspace.unila.edu.br/123456789/4313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNILA
instname:Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron:UNILA
instname_str Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
instacron_str UNILA
institution UNILA
reponame_str Repositório Institucional da UNILA
collection Repositório Institucional da UNILA
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/3/Capa+Pos.png
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/2/license.txt
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/1/Disserta%C3%A7%C3%A3o-Lucas+Henrique+de+Souza.pdf
http://dspace.unila.edu.br:80/xmlui/bitstream/123456789/4313/4/ata_defesa_LUCAS+HENRIQUE+DE+SOUZA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 56fc46c801c6b3400264798d9fa66587
ae61abb910ea8b57960567ed3a404bda
f0185deaf202baa2ffcb733d5f74eda2
3c3e8eba0ee40ed3b96b80e6c64527d7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNILA - Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797227558114164736