A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Tauan de Almeida
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501
Resumo: O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico debelo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementosdegenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariamsua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momentohistórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismodo período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnicoconfigura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão.
id UFMA-7_c18ab452277d2d8be54405093256d8d5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10501
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”NazismoEstéticaCinemaProgressoBarbárie.O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico debelo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementosdegenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariamsua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momentohistórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismodo período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnicoconfigura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 43-572447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501/6107Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Tauan de Almeida2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10501Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
title A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
spellingShingle A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
Sousa, Tauan de Almeida
Nazismo
Estética
Cinema
Progresso
Barbárie.
title_short A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
title_full A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
title_fullStr A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
title_full_unstemmed A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
title_sort A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
author Sousa, Tauan de Almeida
author_facet Sousa, Tauan de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Tauan de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Nazismo
Estética
Cinema
Progresso
Barbárie.
topic Nazismo
Estética
Cinema
Progresso
Barbárie.
description O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico debelo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementosdegenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariamsua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momentohistórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismodo período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnicoconfigura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501/6107
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 43-57
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497494941696