A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501 |
Resumo: | O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico debelo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementosdegenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariamsua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momentohistórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismodo período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnicoconfigura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão. |
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A purificação através do despertar estético e a administração total da morte: uma leitura sobre o documentário “Arquitetura da Destruição”NazismoEstéticaCinemaProgressoBarbárie.O Nazismo tinha em sua ideologia um ideal de homem pautado a partir de um cânone clássico debelo e pretendia, a partir deste cânone, moldar o mundo. Para isto, seria necessário expurgar os elementosdegenerados do corpo da nação alemã. No fim, todas as atrocidades cometidas encontrariamsua justificativa nesta tentativa de alcançar a pureza e o ideal de belo. Para difundir sua ideologia,o Nacional Socialismo fez uso intenso da maquinaria cinematográfica disponível naquele momentohistórico, além da tecnologia proveniente do desenvolvimento das forças produtivas do capitalismodo período para eliminar os indesejáveis. Desta forma, dissociar Barbárie Social e Progresso Técnicoconfigura-se num engano inaudito. Eis os elementos trazidos pela presente reflexão.Universidade Federal do Maranhão2019-01-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. especial, jul./dez. 2018; 43-572447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10501/6107Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Tauan de Almeida2019-01-06T00:38:25Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10501Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-06T00:38:25Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
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