Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484 |
Resumo: | A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta. |
id |
UFMA-7_d4dd779d11765959218e0d3b836cfe76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10484 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidadeTecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta.Universidade Federal do Maranhão2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 2, jul./dez. 2018; 29-482447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484/6094Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Aline PimentaJusto Smith, Marinês Santana2019-01-05T17:09:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10484Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-05T17:09:17Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
title |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
spellingShingle |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade Nascimento, Aline Pimenta Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional. |
title_short |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
title_full |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
title_fullStr |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
title_sort |
Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade |
author |
Nascimento, Aline Pimenta |
author_facet |
Nascimento, Aline Pimenta Justo Smith, Marinês Santana |
author_role |
author |
author2 |
Justo Smith, Marinês Santana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Aline Pimenta Justo Smith, Marinês Santana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional. |
topic |
Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional. |
description |
A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484/6094 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 2, jul./dez. 2018; 29-48 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794497478164480 |