Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Aline Pimenta
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Justo Smith, Marinês Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484
Resumo: A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta.
id UFMA-7_d4dd779d11765959218e0d3b836cfe76
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10484
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidadeTecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta.Universidade Federal do Maranhão2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 2, jul./dez. 2018; 29-482447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484/6094Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Aline PimentaJusto Smith, Marinês Santana2019-01-05T17:09:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/10484Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2019-01-05T17:09:17Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
title Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
spellingShingle Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
Nascimento, Aline Pimenta
Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.
title_short Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
title_full Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
title_fullStr Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
title_full_unstemmed Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
title_sort Alfabetização midiática e informacional: competências em prol de valores coletivos e da sustentabilidade
author Nascimento, Aline Pimenta
author_facet Nascimento, Aline Pimenta
Justo Smith, Marinês Santana
author_role author
author2 Justo Smith, Marinês Santana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Aline Pimenta
Justo Smith, Marinês Santana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.
topic Tecnologia. Valores. Sustentabilidade. Alfabetização midiática e informacional.
description A dinâmica tecnológica da sociedade contemporânea criou a necessidade de novas competências.A UNESCO, reconhecendo essa necessidade, ao abordar o impacto da tecnologia nos meios de comunicação,desenvolveu a Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), a fim de contribuir parauma conduta mais reflexiva, ética e efetiva das pessoas em seus diversos contextos. Diante disso, oobjetivo deste estudo de caráter exploratório é apresentar a Alfabetização Midiática e Informacional(AMI) como uma nova competência capaz de proporcionar a reflexão em torno da adoção de modosde vida mais sustentáveis, respeitando o meio ambiente e o futuro das próximas gerações. Para tanto,a pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões arroladas e demonstram a relevância de novascompetências para um mundo instável e problemático. Sendo a educação uma das bases para o restabelecimentodo equilíbrio e da flexibilidade nas economias, tecnologias e instituições sociais atuaistendo em vista a sustentabilidade do planeta.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10484/6094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v. 4, n. 2, jul./dez. 2018; 29-48
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794497478164480