Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, RARIELLE RODRIGUES
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
Texto Completo: http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. 
id UFMA-7_ec4a6f14a894e43833d262e658ffa1bb
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22014
network_acronym_str UFMA-7
network_name_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high schoolFormação de professores/as para as competências socioemocionais: a psicologia educacional no contexto da BNCC e o novo ensino médioSocio-emotional competenceTeacher trainingEducationCompetência socioemocionalFormação de professoresEducaçãoO artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. The article aims to analyze the training of teachers for socio-emotional competences regarding the implementation of the new high school in the state education network of the State of Maranhão. The research was carried out through a virtual questionnaire (google forms) made available via social networks to teachers of the state education network between July 1 and August 31, 2021 and is characterized as a quantitative-qualitative study (FLICK, 2009; GIL, 2008). The analyzes were performed with the approach of content analysis (SILVA; FOSSÁ, 2013). As a result, we noticed the teachers' lack of knowledge about socio-emotional skills, but there is an incipient search on the subject by some teachers, as there is no network training on socio-emotional skills, causing insecurity to teachers in developing the theme in the daily life of their classes and activities.Universidade Federal do Maranhão2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/2201410.18764/2447-6498.v9n1.2023.4Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v.9, n. 1, jan./jun. 2023; 43-552447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014/11931Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, RARIELLE RODRIGUES 2023-08-10T20:57:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22014Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2023-08-10T20:57:20Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false
dc.title.none.fl_str_mv Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
Formação de professores/as para as competências socioemocionais: a psicologia educacional no contexto da BNCC e o novo ensino médio
title Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
spellingShingle Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
LIMA, RARIELLE RODRIGUES
Socio-emotional competence
Teacher training
Education
Competência socioemocional
Formação de professores
Educação
title_short Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
title_full Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
title_fullStr Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
title_full_unstemmed Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
title_sort Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
author LIMA, RARIELLE RODRIGUES
author_facet LIMA, RARIELLE RODRIGUES
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, RARIELLE RODRIGUES
dc.subject.por.fl_str_mv Socio-emotional competence
Teacher training
Education
Competência socioemocional
Formação de professores
Educação
topic Socio-emotional competence
Teacher training
Education
Competência socioemocional
Formação de professores
Educação
description O artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014
10.18764/2447-6498.v9n1.2023.4
url http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014
identifier_str_mv 10.18764/2447-6498.v9n1.2023.4
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014/11931
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Maranhão
dc.source.none.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v.9, n. 1, jan./jun. 2023; 43-55
2447-6498
2594-4231
reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron:UFMA
instname_str Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
instacron_str UFMA
institution UFMA
reponame_str Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
collection Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
repository.mail.fl_str_mv rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com
_version_ 1796794498245722112