Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. |
id |
UFMA-7_ec4a6f14a894e43833d262e658ffa1bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22014 |
network_acronym_str |
UFMA-7 |
network_name_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high schoolFormação de professores/as para as competências socioemocionais: a psicologia educacional no contexto da BNCC e o novo ensino médioSocio-emotional competenceTeacher trainingEducationCompetência socioemocionalFormação de professoresEducaçãoO artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. The article aims to analyze the training of teachers for socio-emotional competences regarding the implementation of the new high school in the state education network of the State of Maranhão. The research was carried out through a virtual questionnaire (google forms) made available via social networks to teachers of the state education network between July 1 and August 31, 2021 and is characterized as a quantitative-qualitative study (FLICK, 2009; GIL, 2008). The analyzes were performed with the approach of content analysis (SILVA; FOSSÁ, 2013). As a result, we noticed the teachers' lack of knowledge about socio-emotional skills, but there is an incipient search on the subject by some teachers, as there is no network training on socio-emotional skills, causing insecurity to teachers in developing the theme in the daily life of their classes and activities.Universidade Federal do Maranhão2023-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/2201410.18764/2447-6498.v9n1.2023.4Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v.9, n. 1, jan./jun. 2023; 43-552447-64982594-4231reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA)instacron:UFMAporhttp://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014/11931Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLIMA, RARIELLE RODRIGUES 2023-08-10T20:57:20Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/22014Revistahttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/PUBhttps://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/oairics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com2447-64982447-6498opendoar:2023-08-10T20:57:20Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school Formação de professores/as para as competências socioemocionais: a psicologia educacional no contexto da BNCC e o novo ensino médio |
title |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
spellingShingle |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school LIMA, RARIELLE RODRIGUES Socio-emotional competence Teacher training Education Competência socioemocional Formação de professores Educação |
title_short |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
title_full |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
title_fullStr |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
title_full_unstemmed |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
title_sort |
Teacher training for socio-emotional skills: educational psychology in the context of the BNCC and the new high school |
author |
LIMA, RARIELLE RODRIGUES |
author_facet |
LIMA, RARIELLE RODRIGUES |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, RARIELLE RODRIGUES |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socio-emotional competence Teacher training Education Competência socioemocional Formação de professores Educação |
topic |
Socio-emotional competence Teacher training Education Competência socioemocional Formação de professores Educação |
description |
O artigo tem como objetivo analisar a formação de professores/as para as competências socioemocionais no que se refere a implementação do novo ensino médio na rede estadual de ensino do Estado do Maranhão. A pesquisa foi realizada por meio de questionário virtual (google forms) disponibilizado via redes sociais para professores/as da rede estadual de ensino entre os dias 01 de julho e 31 de agosto de 2021 e se caracteriza como um estudo quanti-qualitativo (FLICK, 2009; GIL, 2008). As análises foram realizadas com a aproximação da análise de conteúdo (SILVA; FOSSÁ, 2013). Como resultados, percebemos o desconhecimento dos/as professores/as sobre as competências socioemocionais, porém há uma busca sobre a temática de maneira incipiente por parte de alguns/mas professores/as, pois não há formação em rede sobre as competências socioemocionais, acarretando insegurança aos docentes em desenvolver o tema no cotidiano de suas aulas e atividades. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014 10.18764/2447-6498.v9n1.2023.4 |
url |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014 |
identifier_str_mv |
10.18764/2447-6498.v9n1.2023.4 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/22014/11931 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Maranhão |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade; v.9, n. 1, jan./jun. 2023; 43-55 2447-6498 2594-4231 reponame:Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) instname:Universidade Federal do Maranhão (UFMA) instacron:UFMA |
instname_str |
Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
instacron_str |
UFMA |
institution |
UFMA |
reponame_str |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
collection |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA) |
repository.mail.fl_str_mv |
rics.pgcult@ufma.br || rics.pgcult@gmail.com |
_version_ |
1796794498245722112 |