Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osmar Henrique Moura da
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Nardi, Roberto, Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402
Resumo: O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.
id UFMG-11_03ec2e8346ccea38968699cfaf8b6f77
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10402
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didáticaO desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 09-22Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 09-22Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 09-221983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402/7359Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Osmar Henrique Moura daNardi, RobertoLaburú, Carlos Eduardo2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10402Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
spellingShingle Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
Silva, Osmar Henrique Moura da
title_short Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_full Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_fullStr Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_full_unstemmed Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
title_sort Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
author Silva, Osmar Henrique Moura da
author_facet Silva, Osmar Henrique Moura da
Nardi, Roberto
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Nardi, Roberto
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osmar Henrique Moura da
Nardi, Roberto
Laburú, Carlos Eduardo
description O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402/7359
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 09-22
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 09-22
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 09-22
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163390361600