Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402 |
Resumo: | O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. |
id |
UFMG-11_03ec2e8346ccea38968699cfaf8b6f77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10402 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didáticaO desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 09-22Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 09-22Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 09-221983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402/7359Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Osmar Henrique Moura daNardi, RobertoLaburú, Carlos Eduardo2019-02-01T19:54:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10402Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
spellingShingle |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática Silva, Osmar Henrique Moura da |
title_short |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_full |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_fullStr |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_full_unstemmed |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
title_sort |
Uma estratégia de ensino inspirada em Lakatos com instrução de racionalidade por uma reconstrução racional didática |
author |
Silva, Osmar Henrique Moura da |
author_facet |
Silva, Osmar Henrique Moura da Nardi, Roberto Laburú, Carlos Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto Laburú, Carlos Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osmar Henrique Moura da Nardi, Roberto Laburú, Carlos Eduardo |
description |
O desenvolvimento de estratégias para o ensino de conceitos científicos por inspiração na filosofia da ciência tem sido objeto de vários estudos na área de Educação em Ciências. Com base em alguns desses trabalhos, esta pesquisa estrutura uma proposta de estratégia para o ensino de Física que inclui a Reconstrução Racional Didática (RRD) com visão filosófica implícita inspirada na epistemologia e reconstrução racional de Lakatos. A inclusão da RRD como um passo específico de uma estratégia de ensino lakatosiana tem a intenção de exemplificar situações racionais de comparação de teorias rivais e, com isso, preparar o aluno para posteriores debates entre concepções rivais alternativas e científicas de modo a auxiliar o aprendizado destas últimas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10402/7359 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 10 No. 1 (2008); 09-22 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 10 Núm. 1 (2008); 09-22 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 10 n. 1 (2008); 09-22 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163390361600 |