REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dutra, Edna Falcão
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Terrazzan, Eduardo A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34711
Resumo: O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor. DIPIED research project has developed, as one of its activities, the study of recent reformulations carried out in Undergraduate Teacher Education Programs, seeking to contribute for comprehension of their curricular configuration. In this paper, we took as base the Undergraduate Teacher Education Programs in Chemistry from five Institutions of Higher Education, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ and URI, to analyze how curricular configurations affect teacher iden tity formation. As sources of information, we used Political-Pedagogic Project of these programs. We pointed out that, there are still some limitations for the forma tion of a professional identity that differentiates the teacher of basic education of an operating bachelor in the area of the corresponding knowledge. However, on the whole, the express professional profiles in the PPP of these courses contain favora ble elements to the structuring of formative processes that contribute to formation of the professional identity of a teacher.
id UFMG-11_06d9d55f97a516e81e3ee818b60bb2c6
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34711
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATIONFormação de Professores; Cursos de Licenciatura; Projeto Político-pedagógico.O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor. DIPIED research project has developed, as one of its activities, the study of recent reformulations carried out in Undergraduate Teacher Education Programs, seeking to contribute for comprehension of their curricular configuration. In this paper, we took as base the Undergraduate Teacher Education Programs in Chemistry from five Institutions of Higher Education, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ and URI, to analyze how curricular configurations affect teacher iden tity formation. As sources of information, we used Political-Pedagogic Project of these programs. We pointed out that, there are still some limitations for the forma tion of a professional identity that differentiates the teacher of basic education of an operating bachelor in the area of the corresponding knowledge. However, on the whole, the express professional profiles in the PPP of these courses contain favora ble elements to the structuring of formative processes that contribute to formation of the professional identity of a teacher.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3471110.1590/1983-21172012140111Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34711/27400Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessDutra, Edna Falcão Terrazzan, Eduardo A. 2021-06-19T16:13:17Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34711Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T16:13:17Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
title REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
spellingShingle REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
Dutra, Edna Falcão
Formação de Professores; Cursos de Licenciatura; Projeto Político-pedagógico.
title_short REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
title_full REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
title_fullStr REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
title_full_unstemmed REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
title_sort REFLEXOS DAS NORMATIVAS LEGAIS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇAO BÁSICA EM CONFIGURAÇÕES CURRICULARES DE CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA E FORMAÇAO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE: CONSEQUENCES OF THE LEGAL TERMS ON TEACHER EDUCATION OF THE ELEMENTARY AND HIGH SCHOOL IN CURRICULAR CONFIGURATIONS OF TEACHER EDUCATION UNDERGRADUATE PROGRAMS IN CHEMISTRY AND TEACHER IDENTITY FORMATION
author Dutra, Edna Falcão
author_facet Dutra, Edna Falcão
Terrazzan, Eduardo A.
author_role author
author2 Terrazzan, Eduardo A.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dutra, Edna Falcão
Terrazzan, Eduardo A.
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores; Cursos de Licenciatura; Projeto Político-pedagógico.
topic Formação de Professores; Cursos de Licenciatura; Projeto Político-pedagógico.
description O projeto de pesquisa DIPIED tem desenvolvido o estudo das reformu lações em cursos de licenciatura (CL), procurando contribuir para compreensão da organização das configurações curriculares desses cursos. Neste trabalho, tomamos por base CL em Química de sete instituições de ensino superior, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ e URI, para analisar possibilidades das suas configu rações curriculares favorecerem a formação identitária do professor. Como fontes de informação, utilizamos projetos político-pedagógicos (PPP) desses cursos. Cons tatamos que há algumas limitações para formação de identidade profissional que diferencie o professor da Educação Básica do bacharel atuante na área correspon dente. De modo geral, os perfis profissionais expressos nesses PPPs contêm elemen tos favoráveis à estruturação de processos formativos que contribuam para formação da identidade profissional do professor. DIPIED research project has developed, as one of its activities, the study of recent reformulations carried out in Undergraduate Teacher Education Programs, seeking to contribute for comprehension of their curricular configuration. In this paper, we took as base the Undergraduate Teacher Education Programs in Chemistry from five Institutions of Higher Education, UEM, UESC, UFAL, UFSCar, UFSM, UFSJ and URI, to analyze how curricular configurations affect teacher iden tity formation. As sources of information, we used Political-Pedagogic Project of these programs. We pointed out that, there are still some limitations for the forma tion of a professional identity that differentiates the teacher of basic education of an operating bachelor in the area of the corresponding knowledge. However, on the whole, the express professional profiles in the PPP of these courses contain favora ble elements to the structuring of formative processes that contribute to formation of the professional identity of a teacher.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34711
10.1590/1983-21172012140111
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34711
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172012140111
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34711/27400
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165009362944