ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa-Silva , Patrícia de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Lorencini Júnior, Álvaro, Laburú, Carlos Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34815
Resumo: Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente. In this work, we focus on the students dimension reflections of a Science teacher. For the data collection, a partnership between the researcher and the teacher was established, along with the school activity hours. We have used the triphasic autoscopy as a strategy for the educa tional development, which allowed the teacher to reflect on the pre-active and post-active phases, i.e., after and before she taught the classes (inter active phase). We presented the post-active data analyzed under the light of the theoretical reference on the reflexive practice concept, according to Schön (1997, 2000). The teacher's reflections showed that she tried to evaluate the educational practice by means of inquiring, proposition of solutions and action restructuring, which led her overcome the prejudices she had against the students thus improving her teaching practices.
id UFMG-11_087ac1c76d4a35dbc7b2fbe56eb32a7f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34815
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICEEnsino de Ciências; Formação Continuada na Escola; Reflexão Sobre a Prática.Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente. In this work, we focus on the students dimension reflections of a Science teacher. For the data collection, a partnership between the researcher and the teacher was established, along with the school activity hours. We have used the triphasic autoscopy as a strategy for the educa tional development, which allowed the teacher to reflect on the pre-active and post-active phases, i.e., after and before she taught the classes (inter active phase). We presented the post-active data analyzed under the light of the theoretical reference on the reflexive practice concept, according to Schön (1997, 2000). The teacher's reflections showed that she tried to evaluate the educational practice by means of inquiring, proposition of solutions and action restructuring, which led her overcome the prejudices she had against the students thus improving her teaching practices.CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3481510.1590/1983-21172010120105Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34815/27498Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessRosa-Silva , Patrícia de Oliveira Lorencini Júnior, Álvaro Laburú, Carlos Eduardo 2021-06-22T20:04:30Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34815Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T20:04:30Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
title ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
spellingShingle ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
Rosa-Silva , Patrícia de Oliveira
Ensino de Ciências; Formação Continuada na Escola; Reflexão Sobre a Prática.
title_short ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
title_full ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
title_fullStr ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
title_sort ANÁLISE DAS REFLEXÕES DA PROFESSORA DE CIÊNCIAS SOBRE A SUA RELAÇÃO COM OS ALUNOS E IMPLICAÇÕES PARA A PRÁTICA EDUCATIVA: ANALYSIS OF THE SCIENCE TEACHER'S REFLECTIONS ABOUT HER RELATIONSHIP WITH THE STUDENTS AND IMPLICATIONS ON THE EDUCATIONAL PRACTICE
author Rosa-Silva , Patrícia de Oliveira
author_facet Rosa-Silva , Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Álvaro
Laburú, Carlos Eduardo
author_role author
author2 Lorencini Júnior, Álvaro
Laburú, Carlos Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa-Silva , Patrícia de Oliveira
Lorencini Júnior, Álvaro
Laburú, Carlos Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Ciências; Formação Continuada na Escola; Reflexão Sobre a Prática.
topic Ensino de Ciências; Formação Continuada na Escola; Reflexão Sobre a Prática.
description Neste trabalho enfocamos as reflexões de dimensão discente de uma professora de Ciências. Para a coleta de dados, realizamos uma parceria colaborativa entre a pesquisadora e a professora, durante as horas/atividade na escola. Utilizamos a autoscopia trifásica como estra tégia de formação continuada, que possibilitou à professora refletir sobre a prática nas fases pré-ativa e pós-ativa, ou seja, antes e depois de ela ter desenvolvido as aulas (fase interativa). Apresentamos os dados da fase pós-ativa analisados à luz do referencial teórico sobre o conceito de prática reflexiva, segundo Schön (1997, 2000). As reflexões da professora demonstram que ela buscou avaliar a prática educativa mediante questionamentos, proposição de soluções e reestruturação de ações que a levariam a dissolver os preconceitos que criou contra os alunos para melhorar sua ação docente. In this work, we focus on the students dimension reflections of a Science teacher. For the data collection, a partnership between the researcher and the teacher was established, along with the school activity hours. We have used the triphasic autoscopy as a strategy for the educa tional development, which allowed the teacher to reflect on the pre-active and post-active phases, i.e., after and before she taught the classes (inter active phase). We presented the post-active data analyzed under the light of the theoretical reference on the reflexive practice concept, according to Schön (1997, 2000). The teacher's reflections showed that she tried to evaluate the educational practice by means of inquiring, proposition of solutions and action restructuring, which led her overcome the prejudices she had against the students thus improving her teaching practices.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34815
10.1590/1983-21172010120105
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34815
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34815/27498
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165253681152