ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lambach, Marcelo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Marques, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148
Resumo: Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre um processo de formação de professores de Química que atuam na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) em escolas públicas do Paraná, organizado a partir de pressupostos teórico-metodológicos freireanos. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária no qual os participantes discutiram, organizaram e desenvolveram aulas de Química. Os pressupostos analíticos da pesquisa referenciam-se na "reflexão crítica" sobre a prática docente na perspectiva freireana e na epistemologia de Ludwik Fleck. Nesse curso, foram investigados os possíveis estilos de pensamento que o coletivo docente possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como este deveria ocorrer na EJA. Foram identificados alguns dos problemas comuns à formação docente e outros à formação permanente freireana. This article discusses the results of a research on the process of formation of Chemistry teachers who work in YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) at public schools in the state of Paraná, Brazil, organized based on Freire's theoretical and methodological assumptions. Data collection took place in a university extension course in which the participants discussed, organized and developed Chemistry classes. The analytical assumptions of the research make reference in the "critical analysis" on the teaching practices in Freire's perspective and epistemology of Ludwik Fleck. In this course, possible styles of thought that the collective of teachers had on the social role of Chemistry teaching and how this should occur in the YAE were discussed. Some of the common problems for teacher training as well as for Freirean continuing education were identified.
id UFMG-11_0b62afe4ed99b91f822f24b7bc5eaded
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34148
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAININGFormação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck.Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre um processo de formação de professores de Química que atuam na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) em escolas públicas do Paraná, organizado a partir de pressupostos teórico-metodológicos freireanos. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária no qual os participantes discutiram, organizaram e desenvolveram aulas de Química. Os pressupostos analíticos da pesquisa referenciam-se na "reflexão crítica" sobre a prática docente na perspectiva freireana e na epistemologia de Ludwik Fleck. Nesse curso, foram investigados os possíveis estilos de pensamento que o coletivo docente possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como este deveria ocorrer na EJA. Foram identificados alguns dos problemas comuns à formação docente e outros à formação permanente freireana. This article discusses the results of a research on the process of formation of Chemistry teachers who work in YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) at public schools in the state of Paraná, Brazil, organized based on Freire's theoretical and methodological assumptions. Data collection took place in a university extension course in which the participants discussed, organized and developed Chemistry classes. The analytical assumptions of the research make reference in the "critical analysis" on the teaching practices in Freire's perspective and epistemology of Ludwik Fleck. In this course, possible styles of thought that the collective of teachers had on the social role of Chemistry teaching and how this should occur in the YAE were discussed. Some of the common problems for teacher training as well as for Freirean continuing education were identified.CECIMIG-FaE-UFMG2014-02-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148/27139Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLambach, Marcelo Marques, Carlos Alberto 2021-05-23T21:09:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34148Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-23T21:09:37Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
title ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
spellingShingle ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
Lambach, Marcelo
Formação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck.
title_short ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
title_full ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
title_fullStr ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
title_full_unstemmed ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
title_sort ESTILOS DE PENSAMENTO DE PROFESSORES DE QUÍMICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO PARANÁ EM PROCESSO DE FORMAÇÃO PERMANENTE: STYLES OF THINKING OF TEACHERS OF CHEMISTRY IN YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) OF PARANÁ IN PROCESS OF PERMANENT TRAINING
author Lambach, Marcelo
author_facet Lambach, Marcelo
Marques, Carlos Alberto
author_role author
author2 Marques, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lambach, Marcelo
Marques, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Formação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck.
topic Formação permanente de professores de Química da EJA; Paulo Freire; Ludwik Fleck.
description Este artigo discute os resultados de uma pesquisa sobre um processo de formação de professores de Química que atuam na EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) em escolas públicas do Paraná, organizado a partir de pressupostos teórico-metodológicos freireanos. A coleta de informações ocorreu em um curso de extensão universitária no qual os participantes discutiram, organizaram e desenvolveram aulas de Química. Os pressupostos analíticos da pesquisa referenciam-se na "reflexão crítica" sobre a prática docente na perspectiva freireana e na epistemologia de Ludwik Fleck. Nesse curso, foram investigados os possíveis estilos de pensamento que o coletivo docente possuía sobre o papel social do ensino de Química e de como este deveria ocorrer na EJA. Foram identificados alguns dos problemas comuns à formação docente e outros à formação permanente freireana. This article discusses the results of a research on the process of formation of Chemistry teachers who work in YOUTH AND ADULT EDUCATION (YAE) at public schools in the state of Paraná, Brazil, organized based on Freire's theoretical and methodological assumptions. Data collection took place in a university extension course in which the participants discussed, organized and developed Chemistry classes. The analytical assumptions of the research make reference in the "critical analysis" on the teaching practices in Freire's perspective and epistemology of Ludwik Fleck. In this course, possible styles of thought that the collective of teachers had on the social role of Chemistry teaching and how this should occur in the YAE were discussed. Some of the common problems for teacher training as well as for Freirean continuing education were identified.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34148/27139
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164567912448