REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33332 |
Resumo: | A possibilidade da manipulação genética humana levanta sérios questionamentos éticos. Nesse contexto objetiva-se analisar os sentidos produzidos em discursos de professores a partir da leitura e reflexão de textos de divulgação científica acerca do tema. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários e vídeo gravação das falas de 17 professores durante um curso de formação continuada. Os dados constituídos foram organizados e analisados mediante Análise de Discurso Francesa. Os resultados apontaram que a formação discursiva e ideológica dos professores e as reflexões suscitadas durante o curso contribuíram para os docentes compreenderem os diferentes sentidos produzidos pelos discursos das atuais técnicas de manipulação genética humana e suas aproximações ideológicas com o “velho discurso eugênico” e suas implicações éticas. The possibility of human genetic manipulation raises serious ethical questions. In this context, the objective of this article is to analyze the meanings produced in teachers’ discourses based on the reading and reflection of scientific papers about the theme. The research have used the application of questionnaires and video recording of the speeches of 17 teachers during a course of continuing education. The obtained data were organized and analyzed using French Discourse Analysis. The results pointed out that the discursive and ideological formation of the teachers and their reflections during the course have contributed to their understanding of the different senses produced by the discourses of the present techniques of human genetic manipulation and their ideological approaches with the “old eugenic discourse” and its ethical implications. |
id |
UFMG-11_10e3460ba70091a0303323cd5f4030a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33332 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTSFormação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia.A possibilidade da manipulação genética humana levanta sérios questionamentos éticos. Nesse contexto objetiva-se analisar os sentidos produzidos em discursos de professores a partir da leitura e reflexão de textos de divulgação científica acerca do tema. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários e vídeo gravação das falas de 17 professores durante um curso de formação continuada. Os dados constituídos foram organizados e analisados mediante Análise de Discurso Francesa. Os resultados apontaram que a formação discursiva e ideológica dos professores e as reflexões suscitadas durante o curso contribuíram para os docentes compreenderem os diferentes sentidos produzidos pelos discursos das atuais técnicas de manipulação genética humana e suas aproximações ideológicas com o “velho discurso eugênico” e suas implicações éticas. The possibility of human genetic manipulation raises serious ethical questions. In this context, the objective of this article is to analyze the meanings produced in teachers’ discourses based on the reading and reflection of scientific papers about the theme. The research have used the application of questionnaires and video recording of the speeches of 17 teachers during a course of continuing education. The obtained data were organized and analyzed using French Discourse Analysis. The results pointed out that the discursive and ideological formation of the teachers and their reflections during the course have contributed to their understanding of the different senses produced by the discourses of the present techniques of human genetic manipulation and their ideological approaches with the “old eugenic discourse” and its ethical implications.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3333210.1590/1983-21172017190118 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33332/26560Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Eduarda Maria Meglhioratt, Fernanda AparecidaSoares, Alexandre Sebastião Ferrari2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33332Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
title |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
spellingShingle |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS Schneider, Eduarda Maria Formação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia. |
title_short |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
title_full |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
title_fullStr |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
title_full_unstemmed |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
title_sort |
REFLEXÕES DE UM GRUPO DE PROFESSORES ACERCA DO MELHORAMENTO GENÉTICO HUMANO A PARTIR DE DISCUSSÕES DE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: REFLECTIONS OF A TEACHER GROUP ON HUMAN GENETIC IMPROVEMENT FROM DISCUSSIONS OF SCIENTIFIC DIVULGATION TEXTS |
author |
Schneider, Eduarda Maria |
author_facet |
Schneider, Eduarda Maria Meglhioratt, Fernanda Aparecida Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
author_role |
author |
author2 |
Meglhioratt, Fernanda Aparecida Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Eduarda Maria Meglhioratt, Fernanda Aparecida Soares, Alexandre Sebastião Ferrari |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia. |
topic |
Formação de Professores; Ensino de Ciências; Eugenia. |
description |
A possibilidade da manipulação genética humana levanta sérios questionamentos éticos. Nesse contexto objetiva-se analisar os sentidos produzidos em discursos de professores a partir da leitura e reflexão de textos de divulgação científica acerca do tema. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de questionários e vídeo gravação das falas de 17 professores durante um curso de formação continuada. Os dados constituídos foram organizados e analisados mediante Análise de Discurso Francesa. Os resultados apontaram que a formação discursiva e ideológica dos professores e as reflexões suscitadas durante o curso contribuíram para os docentes compreenderem os diferentes sentidos produzidos pelos discursos das atuais técnicas de manipulação genética humana e suas aproximações ideológicas com o “velho discurso eugênico” e suas implicações éticas. The possibility of human genetic manipulation raises serious ethical questions. In this context, the objective of this article is to analyze the meanings produced in teachers’ discourses based on the reading and reflection of scientific papers about the theme. The research have used the application of questionnaires and video recording of the speeches of 17 teachers during a course of continuing education. The obtained data were organized and analyzed using French Discourse Analysis. The results pointed out that the discursive and ideological formation of the teachers and their reflections during the course have contributed to their understanding of the different senses produced by the discourses of the present techniques of human genetic manipulation and their ideological approaches with the “old eugenic discourse” and its ethical implications. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33332 10.1590/1983-21172017190118 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33332 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33332/26560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164069838848 |