DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10499 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas. The objective of this work is to identify, analyze and socialize curricular configurations, in the area of Natural Sciences, structured through the thematic approach with this to indicate possible referrals for the constitution of curricula structured in this perspective. Thirteen teachers from the State High School of Santa Maria / RS participated in the research. From the analysis emerged the categories: Initial teacher training: difficulties in the development of curricular interventions in the perspective of themes; Thematic Research: limits indicated in the definition of the theme; Curricular interventions: difficulties in organizing time for school planning; Interdisciplinarity: challenges to be faced; Engagement: outstanding potential in the development of the works and Curricular interventions from the thematic approach: learning as outstanding potential. It is hoped that this work will contribute to the visibility of the curricular reorientation practices being developed in school environments, favoring teacher reflection regarding both the potentialities and the alternatives to minimize the difficulties experienced by the curricular interventions carried out. |
id |
UFMG-11_170de2cf5351e63aa80e54923d0869e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10499 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACHAbordagem temática; Currículo; Ensino Médio.O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas. The objective of this work is to identify, analyze and socialize curricular configurations, in the area of Natural Sciences, structured through the thematic approach with this to indicate possible referrals for the constitution of curricula structured in this perspective. Thirteen teachers from the State High School of Santa Maria / RS participated in the research. From the analysis emerged the categories: Initial teacher training: difficulties in the development of curricular interventions in the perspective of themes; Thematic Research: limits indicated in the definition of the theme; Curricular interventions: difficulties in organizing time for school planning; Interdisciplinarity: challenges to be faced; Engagement: outstanding potential in the development of the works and Curricular interventions from the thematic approach: learning as outstanding potential. It is hoped that this work will contribute to the visibility of the curricular reorientation practices being developed in school environments, favoring teacher reflection regarding both the potentialities and the alternatives to minimize the difficulties experienced by the curricular interventions carried out.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1049910.1590/1983-21172019210108 Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10499/26893Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marinês VerônicaMuenchen, CristianeAuler, Décio2021-05-03T23:23:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10499Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-03T23:23:33Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
title |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
spellingShingle |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH Ferreira, Marinês Verônica Abordagem temática; Currículo; Ensino Médio. |
title_short |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
title_full |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
title_fullStr |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
title_sort |
DESAFIOS E POTENCIALIDADES EM INTERVENÇÕES CURRICULARES NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM TEMÁTICA: CHALLENGES AND POTENTIALITIES IN CURRICULAR INTERVENTIONS IN THE PERSPECTIVE OF THE THEMATIC APPROACH |
author |
Ferreira, Marinês Verônica |
author_facet |
Ferreira, Marinês Verônica Muenchen, Cristiane Auler, Décio |
author_role |
author |
author2 |
Muenchen, Cristiane Auler, Décio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Marinês Verônica Muenchen, Cristiane Auler, Décio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abordagem temática; Currículo; Ensino Médio. |
topic |
Abordagem temática; Currículo; Ensino Médio. |
description |
O presente trabalho tem por objetivo identificar, analisar e socializar configurações curriculares, na área de Ciências da Natureza, estruturadas mediante a abordagem temática e, com isso, sinalizar possíveis encaminhamentos para constituição de currículos estruturados nesta perspectiva. Participaram da pesquisa treze professores do Ensino Médio de Escolas Estaduais de Santa Maria/RS. Da análise emergiram as categorias: Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares na perspectiva de temas; Investigação Temática: limites apontados na definição do tema; Intervenções curriculares: dificuldades quanto à organização do tempo para planejamento na escola; Interdisciplinaridade: desafios a serem enfrentados; Engajamento: potencialidade destacada no desenvolvimento dos trabalhos e intervenções curriculares a partir da abordagem temática: aprendizagem como potencialidade destacada. Espera-se que este trabalho contribua na visibilidade às práticas de reorientação curricular que estão sendo desenvolvidas em ambientes escolares, favorecendo a reflexão docente com relação tanto às potencialidades como às alternativas de minimização das dificuldades vivenciadas pelas intervenções curriculares realizadas. The objective of this work is to identify, analyze and socialize curricular configurations, in the area of Natural Sciences, structured through the thematic approach with this to indicate possible referrals for the constitution of curricula structured in this perspective. Thirteen teachers from the State High School of Santa Maria / RS participated in the research. From the analysis emerged the categories: Initial teacher training: difficulties in the development of curricular interventions in the perspective of themes; Thematic Research: limits indicated in the definition of the theme; Curricular interventions: difficulties in organizing time for school planning; Interdisciplinarity: challenges to be faced; Engagement: outstanding potential in the development of the works and Curricular interventions from the thematic approach: learning as outstanding potential. It is hoped that this work will contribute to the visibility of the curricular reorientation practices being developed in school environments, favoring teacher reflection regarding both the potentialities and the alternatives to minimize the difficulties experienced by the curricular interventions carried out. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10499 10.1590/1983-21172019210108 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10499 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172019210108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10499/26893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163445936128 |