DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33496 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma revisão crítica dos principais desafios metodológicos envolvidos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Distinguimos três tipos de desafios que estão conectados: teóricos - como se caracteriza, como se enquadra; metodológicos - como se estuda, como se analisa, o que analisar, objeto deste trabalho; didáticos - como planejar situações de aula para promover a sua prática, como articulá-la com a aprendizagem das ciências. Identificam-se cinco tipos de desafios metodológicos: 1) o que conta como argumento; 2) o objeto de estudo e a unidade de análise; 3) a adequação das distintas ferramentas metodológicas; 4) como definir, como identificar e utilizar distintos elementos das ferramentas na pesquisa; e 5) como analisar as dimensões mais sofisticadas da argumentação. A critical review of methodological challenges posed by research about argumentation in science education is presented. We distinguish three types of challenges, which are interconnected: theoretical, how it is characterized, how it is framed; methodological, how it is studied and analyzed, what is analyzed, object of this paper; didactic, how to design classroom environments to promote its practice, how to articulate it with science learning. Five types of methodological challenges are identified: 1) what counts as argument; 2) the object of study and the unit of analysis; 3) the adequacy of different methodological tools; 4) how to define, identify and use different tools' elements in research; and 5) how to analyze sophisticated dimensions of argumentation. |
id |
UFMG-11_222e2831280b6aee84f16ddadbd66d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33496 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATIONArgumentação; Metodologia; Análise da argumentação.Este artigo apresenta uma revisão crítica dos principais desafios metodológicos envolvidos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Distinguimos três tipos de desafios que estão conectados: teóricos - como se caracteriza, como se enquadra; metodológicos - como se estuda, como se analisa, o que analisar, objeto deste trabalho; didáticos - como planejar situações de aula para promover a sua prática, como articulá-la com a aprendizagem das ciências. Identificam-se cinco tipos de desafios metodológicos: 1) o que conta como argumento; 2) o objeto de estudo e a unidade de análise; 3) a adequação das distintas ferramentas metodológicas; 4) como definir, como identificar e utilizar distintos elementos das ferramentas na pesquisa; e 5) como analisar as dimensões mais sofisticadas da argumentação. A critical review of methodological challenges posed by research about argumentation in science education is presented. We distinguish three types of challenges, which are interconnected: theoretical, how it is characterized, how it is framed; methodological, how it is studied and analyzed, what is analyzed, object of this paper; didactic, how to design classroom environments to promote its practice, how to articulate it with science learning. Five types of methodological challenges are identified: 1) what counts as argument; 2) the object of study and the unit of analysis; 3) the adequacy of different methodological tools; 4) how to define, identify and use different tools' elements in research; and 5) how to analyze sophisticated dimensions of argumentation.CECIMIG-FaE-UFMG2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3349610.1590/1983-2117201517s08 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33496/26739Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessJiménez-Aleixandre, María Pilar Brocos, Pablo 2021-05-01T02:49:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33496Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:38Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
title |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION Jiménez-Aleixandre, María Pilar Argumentação; Metodologia; Análise da argumentação. |
title_short |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
title_full |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
DESAFIOS METODOLÓGICOS NA PESQUISA DA ARGUMENTAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS: METHODOLOGICAL CHALLENGES IN ARGUMENTATION RESEARCH IN SCIENCE EDUCATION |
author |
Jiménez-Aleixandre, María Pilar |
author_facet |
Jiménez-Aleixandre, María Pilar Brocos, Pablo |
author_role |
author |
author2 |
Brocos, Pablo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jiménez-Aleixandre, María Pilar Brocos, Pablo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação; Metodologia; Análise da argumentação. |
topic |
Argumentação; Metodologia; Análise da argumentação. |
description |
Este artigo apresenta uma revisão crítica dos principais desafios metodológicos envolvidos na pesquisa da argumentação em ensino de ciências. Distinguimos três tipos de desafios que estão conectados: teóricos - como se caracteriza, como se enquadra; metodológicos - como se estuda, como se analisa, o que analisar, objeto deste trabalho; didáticos - como planejar situações de aula para promover a sua prática, como articulá-la com a aprendizagem das ciências. Identificam-se cinco tipos de desafios metodológicos: 1) o que conta como argumento; 2) o objeto de estudo e a unidade de análise; 3) a adequação das distintas ferramentas metodológicas; 4) como definir, como identificar e utilizar distintos elementos das ferramentas na pesquisa; e 5) como analisar as dimensões mais sofisticadas da argumentação. A critical review of methodological challenges posed by research about argumentation in science education is presented. We distinguish three types of challenges, which are interconnected: theoretical, how it is characterized, how it is framed; methodological, how it is studied and analyzed, what is analyzed, object of this paper; didactic, how to design classroom environments to promote its practice, how to articulate it with science learning. Five types of methodological challenges are identified: 1) what counts as argument; 2) the object of study and the unit of analysis; 3) the adequacy of different methodological tools; 4) how to define, identify and use different tools' elements in research; and 5) how to analyze sophisticated dimensions of argumentation. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33496 10.1590/1983-2117201517s08 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33496 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-2117201517s08 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33496/26739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164170502144 |