UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sasseron, Lúcia Helena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carvalho, Anna Maria Pessoa de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735
Resumo: A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.   From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered.
id UFMG-11_776bb7d0e1e65a4d2aeb10153fdbe626
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34735
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATIONArgumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.   From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered. CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3473510.1590/1983-21172011130315Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735/27426Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSasseron, Lúcia Helena Carvalho, Anna Maria Pessoa de 2021-06-19T23:28:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34735Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T23:28:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
title UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
spellingShingle UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
Sasseron, Lúcia Helena
Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.
title_short UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
title_full UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
title_fullStr UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
title_full_unstemmed UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
title_sort UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
author Sasseron, Lúcia Helena
author_facet Sasseron, Lúcia Helena
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author_role author
author2 Carvalho, Anna Maria Pessoa de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sasseron, Lúcia Helena
Carvalho, Anna Maria Pessoa de
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.
topic Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.
description A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento.   From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735
10.1590/1983-21172011130315
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172011130315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735/27426
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165055500288