UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735 |
Resumo: | A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento. From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered. |
id |
UFMG-11_776bb7d0e1e65a4d2aeb10153fdbe626 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34735 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATIONArgumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa.A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento. From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered. CECIMIG-FaE-UFMG2011-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3473510.1590/1983-21172011130315Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735/27426Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessSasseron, Lúcia Helena Carvalho, Anna Maria Pessoa de 2021-06-19T23:28:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34735Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-19T23:28:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
title |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
spellingShingle |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION Sasseron, Lúcia Helena Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa. |
title_short |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_full |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_fullStr |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_full_unstemmed |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
title_sort |
UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS TEÓRICOS SOBRE A ESTRUTURA DO ARGUMENTO PARA ESTUDOS DE ARGUMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: AN ANALYSIS OF THEORETICAL FRAMEWORKS ABOUT ARGUMENT STRUCTURE FOR ARGUMENTATION STUDIES IN SCIENCE EDUCATION |
author |
Sasseron, Lúcia Helena |
author_facet |
Sasseron, Lúcia Helena Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sasseron, Lúcia Helena Carvalho, Anna Maria Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa. |
topic |
Argumentação; Ensino de Ciências; Metodologia de Pesquisa. |
description |
A partir de um breve panorama de pesquisas que usam a argumentação como ferramenta de análise para as discussões estabelecidas em sala de aula de Ciências, mencionamos os pressupostos teóricos que fundamentam tais estudos e a importância dos mesmos para a compreensão do processo de construção do conhecimento. Limites e possibilidades dos referenciais utilizados nestas pesquisas despertam deste breve panorama e, a partir do exposto, apresentamos nossas críticas e fundamentamos nossa proposta alternativa para o estudo da argumentação, em que seja considerado, além da estrutura e da qualidade do produto final, o processo de argumentação e de interações múltiplas e contínuas que promovem a construção do argumento. From a brief overview of research studies using argumentation as an analysis tool of science discussions in classrooms, we examine the theoretical assumptions that underlie such studies and their importance for understanding the process of building up scientific knowledge. Limits and possibilities of the frameworks used in these studies emerged from this brief overview. Then, we present our criticisms and build our alternative proposal for the study of argumentation where, in addition to the structure and quality of the final product, the argumentation process and the multiple and continued interactions that promote argument construction are also considered. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735 10.1590/1983-21172011130315 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172011130315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34735/27426 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 3 (2011) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 3 (2011) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 3 (2011) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165055500288 |