É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33498 |
Resumo: | No presente artigo tratamos de processos argumentativos na escola, no contexto de aulas da área de ciências. Comumente, os estudos sobre tal temática apontam a condição de conflito de ponto de vista como necessária para a produção de argumentos. Analisamos aqui a possibilidade de existir argumentação sem conflito/oposição de ponto de vista. Para tanto, utilizamos como referência teórica os conceitos de enunciado/enunciação de Bakhtin e estudos em que se explicita a ideia de que enunciar é argumentar. Finalizamos analisando um episódio no qual identificamos a presença de argumentos apesar da ausência de conflito de ponto de vista. In this paper, we deal with argumentative processes in school, in the context of sciences classes. Commonly, studies on this topic indicate the view conflict condition as necessary for the arguments' production. Here we analyze the possibility of argument without viewpoint conflict/opposition. Therefore, we use the concepts of statement/utterance of Bakhtin and studies that make explicit the idea that to enunciate is to argue as theoretical framework. We finished this paper analyzing an episode in which we identify the presence of arguments despite the absence of conflict of viewpoint. |
id |
UFMG-11_8629f4a646ccb85964a2860d0781d653 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33498 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY?Argumentação; Bakhtin; Ensino de Ciências.No presente artigo tratamos de processos argumentativos na escola, no contexto de aulas da área de ciências. Comumente, os estudos sobre tal temática apontam a condição de conflito de ponto de vista como necessária para a produção de argumentos. Analisamos aqui a possibilidade de existir argumentação sem conflito/oposição de ponto de vista. Para tanto, utilizamos como referência teórica os conceitos de enunciado/enunciação de Bakhtin e estudos em que se explicita a ideia de que enunciar é argumentar. Finalizamos analisando um episódio no qual identificamos a presença de argumentos apesar da ausência de conflito de ponto de vista. In this paper, we deal with argumentative processes in school, in the context of sciences classes. Commonly, studies on this topic indicate the view conflict condition as necessary for the arguments' production. Here we analyze the possibility of argument without viewpoint conflict/opposition. Therefore, we use the concepts of statement/utterance of Bakhtin and studies that make explicit the idea that to enunciate is to argue as theoretical framework. We finished this paper analyzing an episode in which we identify the presence of arguments despite the absence of conflict of viewpoint.CECIMIG-FaE-UFMG2015-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3349810.1590/1983-2117201517s10 Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33498/26741Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Francimar Martins2021-05-01T02:49:38Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33498Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-01T02:49:38Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
title |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
spellingShingle |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? Teixeira, Francimar Martins Argumentação; Bakhtin; Ensino de Ciências. |
title_short |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
title_full |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
title_fullStr |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
title_full_unstemmed |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
title_sort |
É POSSÍVEL ARGUMENTAÇÃO SEM CONTROVÉRSIA? IS ARGUMENTATION POSSIBLE WITHOUT CONTROVERSY? |
author |
Teixeira, Francimar Martins |
author_facet |
Teixeira, Francimar Martins |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Francimar Martins |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação; Bakhtin; Ensino de Ciências. |
topic |
Argumentação; Bakhtin; Ensino de Ciências. |
description |
No presente artigo tratamos de processos argumentativos na escola, no contexto de aulas da área de ciências. Comumente, os estudos sobre tal temática apontam a condição de conflito de ponto de vista como necessária para a produção de argumentos. Analisamos aqui a possibilidade de existir argumentação sem conflito/oposição de ponto de vista. Para tanto, utilizamos como referência teórica os conceitos de enunciado/enunciação de Bakhtin e estudos em que se explicita a ideia de que enunciar é argumentar. Finalizamos analisando um episódio no qual identificamos a presença de argumentos apesar da ausência de conflito de ponto de vista. In this paper, we deal with argumentative processes in school, in the context of sciences classes. Commonly, studies on this topic indicate the view conflict condition as necessary for the arguments' production. Here we analyze the possibility of argument without viewpoint conflict/opposition. Therefore, we use the concepts of statement/utterance of Bakhtin and studies that make explicit the idea that to enunciate is to argue as theoretical framework. We finished this paper analyzing an episode in which we identify the presence of arguments despite the absence of conflict of viewpoint. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33498 10.1590/1983-2117201517s10 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33498 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-2117201517s10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33498/26741 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 17 No. especial (2015) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 17 Núm. especial (2015) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 17 n. especial (2015) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164173647872 |