INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guidoti, Charles dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Heckler, Valmir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33287
Resumo: This paper introduces a bibliographical study that aims to broaden the understanding of inquiry-based approaches published by national magazines about teacher education in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and Mathematics. The study included 13 Brazilian magazines, which are available online and classified as A1 and A2 by Qualis Capes. We found 35 papers and analyzed them in the light of the principles of the Discursive Analysis of Texts. Data analysis led to three categories: I) Investigation in school as a space of teacher education; II) Conceptions of teaching permeating teachers’ investigation practices; and III) Professional practice in teacher-researcher education. Results showed the emergence of a coalescent argument regarding to the fact that insertion of investigation practices in class is associated with teachers’ different conceptions of teaching. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.
id UFMG-11_3ae4a633ceb00853c8acfb022eec9654
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33287
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASILTeacher education; Inquiry-based approaches; Bibliographical study; Discursive Analysis of Texts.This paper introduces a bibliographical study that aims to broaden the understanding of inquiry-based approaches published by national magazines about teacher education in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and Mathematics. The study included 13 Brazilian magazines, which are available online and classified as A1 and A2 by Qualis Capes. We found 35 papers and analyzed them in the light of the principles of the Discursive Analysis of Texts. Data analysis led to three categories: I) Investigation in school as a space of teacher education; II) Conceptions of teaching permeating teachers’ investigation practices; and III) Professional practice in teacher-researcher education. Results showed the emergence of a coalescent argument regarding to the fact that insertion of investigation practices in class is associated with teachers’ different conceptions of teaching. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3328710.1590/1983-21172018200103Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33287/26943Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuidoti, Charles dos SantosHeckler, Valmir2021-05-04T22:53:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33287Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T22:53:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
title INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
spellingShingle INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
Guidoti, Charles dos Santos
Teacher education; Inquiry-based approaches; Bibliographical study; Discursive Analysis of Texts.
title_short INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
title_full INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
title_fullStr INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
title_full_unstemmed INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
title_sort INQUIRY-BASED APPROACHES IN SCIENCE AND MATHEMATICS TEACHER EDUCATION: AN ANALYSIS OF STUDIES PUBLISHED IN BRAZIL: ABORDAGENS INVESTIGATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: INTERLOCUÇÕES COM ESTUDOS PUBLICADOS NO BRASIL
author Guidoti, Charles dos Santos
author_facet Guidoti, Charles dos Santos
Heckler, Valmir
author_role author
author2 Heckler, Valmir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guidoti, Charles dos Santos
Heckler, Valmir
dc.subject.por.fl_str_mv Teacher education; Inquiry-based approaches; Bibliographical study; Discursive Analysis of Texts.
topic Teacher education; Inquiry-based approaches; Bibliographical study; Discursive Analysis of Texts.
description This paper introduces a bibliographical study that aims to broaden the understanding of inquiry-based approaches published by national magazines about teacher education in Natural Sciences (Chemistry, Physics and Biology) and Mathematics. The study included 13 Brazilian magazines, which are available online and classified as A1 and A2 by Qualis Capes. We found 35 papers and analyzed them in the light of the principles of the Discursive Analysis of Texts. Data analysis led to three categories: I) Investigation in school as a space of teacher education; II) Conceptions of teaching permeating teachers’ investigation practices; and III) Professional practice in teacher-researcher education. Results showed the emergence of a coalescent argument regarding to the fact that insertion of investigation practices in class is associated with teachers’ different conceptions of teaching. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com o objetivo de ampliar as compreensões acerca das abordagens investigativas comunicadas em periódicos nacionais sobre/na formação de professores de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e Matemática. O estudo contemplou 13 periódicos brasileiros, disponíveis on-line e de classificação A1 e A2 em termos de Qualis Capes. Registra 35 artigos, que foram analisados seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD). Na análise das informações emergiram três categorias finais: I) Investigação na escola como espaço da formação de professores; II) As concepções de ensino perpassam as práticas de investigação dos professores; III) A Prática profissional na formação do professor pesquisador. Compreendemos com a análise, a emergência de um argumento aglutinador de que a inserção de práticas investigativas em sala de aula perpassa pelas distintas concepções de ensino dos professores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33287
10.1590/1983-21172018200103
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33287
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172018200103
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33287/26943
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 20 (2018)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 20 (2018)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 20 (2018)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164039430144