CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33363 |
Resumo: | Pensar na crise da modernidade e procurar contribuir com encaminhamentos para a superação desse quadro de instabilidade deve ser tarefa de responsabilidade de todos. Nesse sentido, faz-se necessário repensar e discutir os rumos tomados pela Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação em Química Verde (EQV). Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, procurando situar o leitor, em especial os professores, sobre as discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem os paradigmas da EA e da EDS. Por fim, pretendeu-se contextualizar o cenário do surgimento da química verde, buscando aproximá-la dos pressupostos da Educação Ambiental crítica, como paradigma norteador para a Educação em Química Verde, tencionando orientar uma nova perspectiva de formação dos profissionais da química em todos os níveis de ensino. To think about the modernity crisis and contribute withreferrals to overcome this instability scenario should be everyone'sresponsibility. In this sense, it is necessary to rethink and discuss thedirection taken by the Environmental Education (EE), Educationfor Sustainable Development (DSE), Education Green Chemistry(GCE). To that end, this article aims to present a theoretical essay,based on the literature attempting to situate the reader, particularlyteachers, about the discussions, conflicts, breaks, tensions andconsensus involving EE and DSE paradigms. We intended tocontextualise the green chemistry's emergence scene and seek closerassumptions to Environmental Education's criticism as paradigm foreducation in green chemistry, trying to guide a new perspective ontraining chemistry professionals at all educational levels. |
id |
UFMG-11_491e34fe93562b377fc64d6748209221 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33363 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMSEducação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde.Pensar na crise da modernidade e procurar contribuir com encaminhamentos para a superação desse quadro de instabilidade deve ser tarefa de responsabilidade de todos. Nesse sentido, faz-se necessário repensar e discutir os rumos tomados pela Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação em Química Verde (EQV). Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, procurando situar o leitor, em especial os professores, sobre as discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem os paradigmas da EA e da EDS. Por fim, pretendeu-se contextualizar o cenário do surgimento da química verde, buscando aproximá-la dos pressupostos da Educação Ambiental crítica, como paradigma norteador para a Educação em Química Verde, tencionando orientar uma nova perspectiva de formação dos profissionais da química em todos os níveis de ensino. To think about the modernity crisis and contribute withreferrals to overcome this instability scenario should be everyone'sresponsibility. In this sense, it is necessary to rethink and discuss thedirection taken by the Environmental Education (EE), Educationfor Sustainable Development (DSE), Education Green Chemistry(GCE). To that end, this article aims to present a theoretical essay,based on the literature attempting to situate the reader, particularlyteachers, about the discussions, conflicts, breaks, tensions andconsensus involving EE and DSE paradigms. We intended tocontextualise the green chemistry's emergence scene and seek closerassumptions to Environmental Education's criticism as paradigm foreducation in green chemistry, trying to guide a new perspective ontraining chemistry professionals at all educational levels.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3336310.1590/1983-21172016180307 Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33363/26605Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPitanga, Ângelo Francklin 2021-04-30T23:49:52Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33363Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:49:52Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
title |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
spellingShingle |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS Pitanga, Ângelo Francklin Educação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde. |
title_short |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
title_full |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
title_fullStr |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
title_full_unstemmed |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
title_sort |
CRISE DA MODERNIDADE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E EDUCAÇÃO EM QUÍMICA VERDE: (RE)PENSANDO PARADIGMAS: MODERNITY CRISIS, ENVIRONMENTAL EDUCATION, EDUCATION FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND EDUCATION IN GREEN CHEMISTRY: (RE)THINKING PARADIGMS |
author |
Pitanga, Ângelo Francklin |
author_facet |
Pitanga, Ângelo Francklin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pitanga, Ângelo Francklin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde. |
topic |
Educação Ambiental; Educação para o Desenvolvimento Sustentável; Química Verde; Educação em Química Verde. |
description |
Pensar na crise da modernidade e procurar contribuir com encaminhamentos para a superação desse quadro de instabilidade deve ser tarefa de responsabilidade de todos. Nesse sentido, faz-se necessário repensar e discutir os rumos tomados pela Educação Ambiental (EA), a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a Educação em Química Verde (EQV). Para tanto, este artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico, fundado em pesquisa bibliográfica, procurando situar o leitor, em especial os professores, sobre as discussões, os conflitos, as rupturas, as tensões e os consensos que envolvem os paradigmas da EA e da EDS. Por fim, pretendeu-se contextualizar o cenário do surgimento da química verde, buscando aproximá-la dos pressupostos da Educação Ambiental crítica, como paradigma norteador para a Educação em Química Verde, tencionando orientar uma nova perspectiva de formação dos profissionais da química em todos os níveis de ensino. To think about the modernity crisis and contribute withreferrals to overcome this instability scenario should be everyone'sresponsibility. In this sense, it is necessary to rethink and discuss thedirection taken by the Environmental Education (EE), Educationfor Sustainable Development (DSE), Education Green Chemistry(GCE). To that end, this article aims to present a theoretical essay,based on the literature attempting to situate the reader, particularlyteachers, about the discussions, conflicts, breaks, tensions andconsensus involving EE and DSE paradigms. We intended tocontextualise the green chemistry's emergence scene and seek closerassumptions to Environmental Education's criticism as paradigm foreducation in green chemistry, trying to guide a new perspective ontraining chemistry professionals at all educational levels. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33363 10.1590/1983-21172016180307 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33363 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172016180307 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33363/26605 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 18 No. 3 (2016) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 18 Núm. 3 (2016) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 18 n. 3 (2016) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164105490432 |