Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nardi, Roberto
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Gatti, Sandra Regina Teodoro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019
Resumo: A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.
id UFMG-11_52e027874ffdd305a6c482154b74094f
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10019
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciênciasA abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 2 (2004); 129-150Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 2 (2004); 129-150Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 2 (2004); 129-1501983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019/6991Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNardi, RobertoGatti, Sandra Regina Teodoro2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10019Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
title Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
spellingShingle Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
Nardi, Roberto
title_short Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
title_full Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
title_fullStr Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
title_full_unstemmed Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
title_sort Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
author Nardi, Roberto
author_facet Nardi, Roberto
Gatti, Sandra Regina Teodoro
author_role author
author2 Gatti, Sandra Regina Teodoro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nardi, Roberto
Gatti, Sandra Regina Teodoro
description A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019/6991
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 2 (2004); 129-150
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 2 (2004); 129-150
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 2 (2004); 129-150
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162557792256