Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019 |
Resumo: | A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores. |
id |
UFMG-11_52e027874ffdd305a6c482154b74094f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10019 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciênciasA abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 2 (2004); 129-150Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 2 (2004); 129-150Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 2 (2004); 129-1501983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019/6991Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessNardi, RobertoGatti, Sandra Regina Teodoro2019-02-01T19:54:26Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10019Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:26Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
title |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
spellingShingle |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências Nardi, Roberto |
title_short |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
title_full |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
title_fullStr |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
title_sort |
Uma revisão sobre as investigações construtivistas nas últimas décadas: concepções espontâneas, mudança conceitual e ensino de ciências |
author |
Nardi, Roberto |
author_facet |
Nardi, Roberto Gatti, Sandra Regina Teodoro |
author_role |
author |
author2 |
Gatti, Sandra Regina Teodoro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nardi, Roberto Gatti, Sandra Regina Teodoro |
description |
A abordagem construtivista no ensino de Ciências tornou-se influente a partir da década de 70, com a grande ênfase dada as investigações sobre as concepções espontâneas de estudantes sobre diversos conteúdos de ciências. As tentativas de levar os resultados das investigações para a sala de aula originaram as discussões sobre mudança conceitual, seguidas de inúmeros estudos que até hoje têm procurado interferir no ensino de sala de aula. Neste artigo procuramos divulgar alguns trabalhos sobre concepções espontâneas em física realizados no Brasil naqueleperíodo; centramos, entretanto, nas principais publicações que se seguiram após os trabalhos pioneiros de Posner e colaboradores. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10019/6991 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 6 No. 2 (2004); 129-150 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 6 Núm. 2 (2004); 129-150 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 6 n. 2 (2004); 129-150 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162557792256 |