Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: El-Hani, Charbel Niño
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Vicenzo Bizzo, Nélio Marco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037
Resumo: Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das  formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.
id UFMG-11_f835037c85ee46e3b9dcca6e8e22fd44
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10037
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextualGeelan (1997), em seu modelo bidimensional das  formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.CECIMIG-FaE-UFMG2008-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 37-58Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 37-58Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 37-581983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037/7010Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessEl-Hani, Charbel NiñoVicenzo Bizzo, Nélio Marco2019-02-01T19:54:27Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10037Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:27Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
title Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
spellingShingle Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
El-Hani, Charbel Niño
title_short Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
title_full Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
title_fullStr Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
title_full_unstemmed Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
title_sort Formas de construtivismo: mudança conceitual e construtivismo contextual
author El-Hani, Charbel Niño
author_facet El-Hani, Charbel Niño
Vicenzo Bizzo, Nélio Marco
author_role author
author2 Vicenzo Bizzo, Nélio Marco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv El-Hani, Charbel Niño
Vicenzo Bizzo, Nélio Marco
description Geelan (1997), em seu modelo bidimensional das  formas de construtivismo, situa o construtivismo contextual, proposto por William Cobern, numa posição diametralmente oposta à pedagogia da mudança conceitual, por ele associada ao construtivismo pessoal. Neste artigo, discutimos as relações entre essas duas formas de construtivismo e algumas implicações para o ensino de Ciências.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10037/7010
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 4 No. 1 (2002); 37-58
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 4 Núm. 1 (2002); 37-58
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 4 n. 1 (2002); 37-58
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162577715200