ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José , Wagner Duarte
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Braga , Graciely Rocha, Nascimento, Ana Quézia Brito, de Bastos, Fábio da Purificação
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029
Resumo: A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams.
id UFMG-11_6dbb2b6caa98506d3ede5205fd650c01
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34029
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHINGEnem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams.CECIMIG-FaE-UFMG2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3402910.1590/1983-21172014160308 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029/27093Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess José , Wagner Duarte Braga , Graciely RochaNascimento, Ana Quézia Brito de Bastos, Fábio da Purificação 2021-07-07T03:18:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34029Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T03:18:12Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
title ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
spellingShingle ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
José , Wagner Duarte
Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.
title_short ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
title_full ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
title_fullStr ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
title_full_unstemmed ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
title_sort ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
author José , Wagner Duarte
author_facet José , Wagner Duarte
Braga , Graciely Rocha
Nascimento, Ana Quézia Brito
de Bastos, Fábio da Purificação
author_role author
author2 Braga , Graciely Rocha
Nascimento, Ana Quézia Brito
de Bastos, Fábio da Purificação
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv José , Wagner Duarte
Braga , Graciely Rocha
Nascimento, Ana Quézia Brito
de Bastos, Fábio da Purificação
dc.subject.por.fl_str_mv Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.
topic Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.
description A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029
10.1590/1983-21172014160308
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029/27093
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164533309440