ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029 |
Resumo: | A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams. |
id |
UFMG-11_6dbb2b6caa98506d3ede5205fd650c01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34029 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHINGEnem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores.A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams.CECIMIG-FaE-UFMG2014-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3402910.1590/1983-21172014160308 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029/27093Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess José , Wagner Duarte Braga , Graciely RochaNascimento, Ana Quézia Brito de Bastos, Fábio da Purificação 2021-07-07T03:18:12Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34029Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-07-07T03:18:12Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
title |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
spellingShingle |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING José , Wagner Duarte Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores. |
title_short |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_full |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_fullStr |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_full_unstemmed |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
title_sort |
ENEM, TEMAS ESTRUTURADORES E CONCEITOS UNIFICADORES NO ENSINO DE FÍSICA: ENEM, STRUCTURAL THEMES AND UNIFYING CONCEPTS FOR PHYSICS TEACHING |
author |
José , Wagner Duarte |
author_facet |
José , Wagner Duarte Braga , Graciely Rocha Nascimento, Ana Quézia Brito de Bastos, Fábio da Purificação |
author_role |
author |
author2 |
Braga , Graciely Rocha Nascimento, Ana Quézia Brito de Bastos, Fábio da Purificação |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
José , Wagner Duarte Braga , Graciely Rocha Nascimento, Ana Quézia Brito de Bastos, Fábio da Purificação |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores. |
topic |
Enem; Temas Estruturadores do Ensino de Física; Conceitos Unificadores. |
description |
A adoção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pelas universidades públicas vem redimensionando as políticas públicas de acesso e permanência no ensino superior. Para o ensino de física, isso potencializa a problematização do conhecimento desta disciplina. Neste trabalho, investigamos as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias relacionadas à física das edições do Enem de 2009 a 2012. A contextualização está muito presente em aspectos do cotidiano e do par ciência-tecnologia. Os temas "calor, meio ambiente e usos da energia" e "equipamentos elétricos e telecomunicações" articulam a interdisciplinaridade e a contextualização, privilegiando a abordagem conceitual unificadora, mas estão perdendo espaço para o tema "movimento, variações e conservações". Nas análises, revelamos aspectos essenciais para o trabalho escolar interdisciplinar e contextualizado, preconizado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. The adoption of the National Standard Exam of Middle School (ENEM) by Public Universities has been reconfiguring public policies of access and permanence in High Education. For the teaching of Physics, it enhances the discussion of the knowledge of this subject. In this paper, we investigate the items of evaluation of Natural Sciences and Their Technologies related to Physics in the editions of ENEM from 2009 to 2012. The contextualization is presented in aspects of daily life and science-technology pair. The themes "heat, environment and uses of energy" and "electrical devices and telecommunications", though losing space for the theme "movement, variation, conservation", where the highlighted key aspects for interdisciplinary and contextualization with focus on a conceptual-unifying approach. In the analysis, we emphasize on essential aspects for interdisciplinary and contextualized work for school, as recommended by the board for national-standard exams. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029 10.1590/1983-21172014160308 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172014160308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34029/27093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 3 (2014) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 3 (2014) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 3 (2014) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164533309440 |