Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Ana Luiza Bittencourt
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Martins, Carmen Maria de Cairo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993
Resumo: As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.
id UFMG-11_70a97906477f666233c19ad2398850a4
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9993
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de GenéticaAs investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 3 (2005)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 3 (2005)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 3 (2005)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993/6965Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Ana Luiza BittencourtMartins, Carmen Maria de Cairo2019-02-01T19:54:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9993Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
title Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
spellingShingle Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
Paiva, Ana Luiza Bittencourt
title_short Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
title_full Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
title_fullStr Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
title_full_unstemmed Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
title_sort Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
author Paiva, Ana Luiza Bittencourt
author_facet Paiva, Ana Luiza Bittencourt
Martins, Carmen Maria de Cairo
author_role author
author2 Martins, Carmen Maria de Cairo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paiva, Ana Luiza Bittencourt
Martins, Carmen Maria de Cairo
description As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993/6965
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 3 (2005)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 3 (2005)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 3 (2005)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162172964864