Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993 |
Resumo: | As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário. |
id |
UFMG-11_70a97906477f666233c19ad2398850a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9993 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de GenéticaAs investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 3 (2005)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 3 (2005)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 3 (2005)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993/6965Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaiva, Ana Luiza BittencourtMartins, Carmen Maria de Cairo2019-02-01T19:54:22Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9993Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:22Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
title |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
spellingShingle |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética Paiva, Ana Luiza Bittencourt |
title_short |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
title_full |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
title_fullStr |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
title_full_unstemmed |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
title_sort |
Concepções prévias de alunos de terceiro ano do Ensino Médio a respeito de temas na área de Genética |
author |
Paiva, Ana Luiza Bittencourt |
author_facet |
Paiva, Ana Luiza Bittencourt Martins, Carmen Maria de Cairo |
author_role |
author |
author2 |
Martins, Carmen Maria de Cairo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paiva, Ana Luiza Bittencourt Martins, Carmen Maria de Cairo |
description |
As investigações em Ensino de Ciências têm mostrado a importância das concepções dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi analisar as idéias e conceitos prévios de estudantes de ensino médio, sobre alguns temas na área da genética. A pesquisa foi realizada com estudantes do terceiro ano de uma escola técnica federal, através de um questionário respondido pelos alunos. A partir da análise realizada verificou-se que embora muitos alunos já tivessem um bom conhecimento dos temas pesquisados, alguns ainda apresentavam várias concepções errôneas sob o ponto de vista científico. Assim, é importante que o professor desenvolva estratégias de ensino que identifiquem as idéias dos estudantes, para que eles possam reformulá-las, quando necessário. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9993/6965 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 7 No. 3 (2005) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 7 Núm. 3 (2005) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 7 n. 3 (2005) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162172964864 |