Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Bolema: Boletim de Educação Matemática |
Texto Completo: | https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge. |
id |
UNESP-14_81ea9a10b5a02918495a42dad304facc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4596 |
network_acronym_str |
UNESP-14 |
network_name_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da TrigonometriaEducação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação.Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge.UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas2011-04-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 43-731980-44150103-636Xreponame:Bolema: Boletim de Educação Matemáticainstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596/3702Klein, Marjúnia Edita ZimmerCosta, Sayonara Salvador Cabral dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-05-23T05:36:59Zoai:periodicos.rc.biblioteca.unesp.br:article/4596Revistahttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/PUBhttps://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/oaibolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com1980-44150103-636Xopendoar:2011-05-23T05:36:59Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
title |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
spellingShingle |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria Klein, Marjúnia Edita Zimmer Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. |
title_short |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
title_full |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
title_fullStr |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
title_full_unstemmed |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
title_sort |
Investigando as Concepções Prévias dos Alunos do Segundo Ano do Ensino Médio e seus Desempenhos em alguns Conceitos do Campo Conceitual da Trigonometria |
author |
Klein, Marjúnia Edita Zimmer |
author_facet |
Klein, Marjúnia Edita Zimmer Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Klein, Marjúnia Edita Zimmer Costa, Sayonara Salvador Cabral da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. |
topic |
Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. |
description |
Neste artigo apresenta-se um estudo, realizado com 28 alunos do segundo ano do Ensino Médio, com o objetivo de aplicar uma metodologia fundamentada em Teorias de aprendizagem, para promover uma aprendizagem significativa no campo conceitual da trigonometria. O trabalho foi baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) de Ausubel e colaboradores e na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Vergnaud. Palavras-chave: Educação Matemática. Trigonometria. Conhecimentos Prévios. Situações. Conhecimentos-em-ação. Investigating the Previous Conceptions of the Students of the 2nd Grade of High School and their Performance in some Concepts of the Conceptual Field of Trigonometry Abstract In this paper we present a study carried out with 28 high school students, aiming at applying a methodology founded on learning theories to promote a meaningful learning in the conceptual Field of trigonometry. The work was based on the Theory of Meaningful Learning (TML) by Ausubel and collaborators and on the Theory of Conceptual Fields (TCF) by Vergnaud. Keywords: Math Education. Trigonometry. Previous Knowledge. Situations. in-Action-Knowledge. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596 |
url |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/4596/3702 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
publisher.none.fl_str_mv |
UNESP - Campus de Rio Claro - Instituto de Geociências e Ciências Exatas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática; v. 24 n. 38 (2011); p. 43-73 1980-4415 0103-636X reponame:Bolema: Boletim de Educação Matemática instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
collection |
Bolema: Boletim de Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Bolema: Boletim de Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
bolema.contato@gmail.com||romiarka@gmail.com |
_version_ |
1800215873931182080 |