ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraz, Arthur Tadeu
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sasseron, Lúcia Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329
Resumo: O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments.
id UFMG-11_42ef54d525b44417203349f6fcbfe8c5
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33329
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSESArgumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3332910.1590/1983-21172017190117 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329/26554Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Arthur TadeuSasseron, Lúcia Helena2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33329Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
title ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
spellingShingle ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
Ferraz, Arthur Tadeu
Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.
title_short ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
title_full ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
title_fullStr ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
title_full_unstemmed ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
title_sort ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
author Ferraz, Arthur Tadeu
author_facet Ferraz, Arthur Tadeu
Sasseron, Lúcia Helena
author_role author
author2 Sasseron, Lúcia Helena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraz, Arthur Tadeu
Sasseron, Lúcia Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.
topic Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.
description O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329
10.1590/1983-21172017190117
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172017190117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329/26554
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164063547392