ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329 |
Resumo: | O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments. |
id |
UFMG-11_42ef54d525b44417203349f6fcbfe8c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/33329 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSESArgumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas.O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments.CECIMIG-FaE-UFMG2021-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3332910.1590/1983-21172017190117 Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329/26554Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerraz, Arthur TadeuSasseron, Lúcia Helena2021-04-30T23:57:24Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33329Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-04-30T23:57:24Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
title |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
spellingShingle |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES Ferraz, Arthur Tadeu Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas. |
title_short |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
title_full |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
title_fullStr |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
title_full_unstemmed |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
title_sort |
ESPAÇO INTERATIVO DE ARGUMENTAÇÃO COLABORATIVA: CONDIÇÕES CRIADAS PELO PROFESSOR PARA PROMOVER ARGUMENTAÇÃO EM AULAS INVESTIGATIVAS: INTERACTIVE ENVIRONMENT OF COLLABORATIVE ARGUMENTATION: CONDITIONS CREATED BY TEACHER TO PROMOTE ARGUMENTATION IN INQUIRY-BASED CLASSES |
author |
Ferraz, Arthur Tadeu |
author_facet |
Ferraz, Arthur Tadeu Sasseron, Lúcia Helena |
author_role |
author |
author2 |
Sasseron, Lúcia Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferraz, Arthur Tadeu Sasseron, Lúcia Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas. |
topic |
Argumentação; Ensino por investigação; Interações discursivas. |
description |
O ensino por investigação é frequentemente considerado como catalisador do processo de Alfabetização Científica, pois favorece tanto o trabalho de práticas epistêmicas da ciência, como a argumentação, e a ocorrência de interações de diferentes naturezas que são essenciais para a construção de sentidos e significados. Neste trabalho, buscamos discutir a importância da promoção das interações neste contexto com foco na promoção da argumentação para a construção de entendimento pelos alunos sobre um determinado objeto de estudo. Nossos resultados, teóricos e empíricos, revelaram que a implementação de abordagens investigativas permite a configuração de um espaço interativo de argumentação colaborativa, ou seja, um ambiente em que a construção de argumentos é favorecida pela interação e colaboração entre os membros e elementos que constituem a sala de aula. Inquiry-based teaching is often seen as a catalyst for Scientific Literacy. This because it favors the work of epistemic practices of science, such as argumentation, and the different kinds of interactions that are essential for the construction of meanings by students. In this paper, we discuss the importance to promote interactions in this context focusing on promoting of argumentation by students to build understanding about objects of study. Our results, theoretical and empirical, have revealed that implementation of investigative approaches allows the configuration of an interactive environment of collaborative argumentation, that is, an environment in which the interaction and collaboration among members and elements that constitute the classroom favors the construction of arguments. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329 10.1590/1983-21172017190117 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172017190117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33329/26554 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 19 (2017) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 19 (2017) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 19 (2017) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164063547392 |