ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Lilliane Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33628
Resumo: Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades. This text is a narrative research, in which I discuss the curriculum from the post-critical perspective. It addresses three themes on which I question the discursive productions that subjectivate me in my educational background and initial teaching formation. The first axis discusses the concepts of diversity and difference, as necessary for understanding the formation of identity. In the second instance, I analyze the establishment of teachingness through the film narratives and how they work to produce brands in subjectivity. And finally, I analyze the history of the school curriculum in the training of academic disciplines, particularly Biology, and how the historicity of the curriculum is important to understand the constructed nature of social practices and subjectivities.
id UFMG-11_888b7e89c0ab32beb42c080bf395c0f9
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/33628
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATIONCurrículo; Identidade; Formação de Professores.Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades. This text is a narrative research, in which I discuss the curriculum from the post-critical perspective. It addresses three themes on which I question the discursive productions that subjectivate me in my educational background and initial teaching formation. The first axis discusses the concepts of diversity and difference, as necessary for understanding the formation of identity. In the second instance, I analyze the establishment of teachingness through the film narratives and how they work to produce brands in subjectivity. And finally, I analyze the history of the school curriculum in the training of academic disciplines, particularly Biology, and how the historicity of the curriculum is important to understand the constructed nature of social practices and subjectivities.CECIMIG-FaE-UFMG2011-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3362810.1590/1983-21172013130103 Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33628/27443Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Lilliane Miranda 2021-06-21T00:13:37Zoai:periodicos.ufmg.br:article/33628Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-21T00:13:37Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
title ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
spellingShingle ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
Freitas, Lilliane Miranda
Currículo; Identidade; Formação de Professores.
title_short ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
title_full ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
title_fullStr ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
title_full_unstemmed ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
title_sort ENCRUZILHADAS TEÓRICAS: DESVIOS NECESSÁRIOS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: THEORETICAL CROSSROADS: DIVERSIONS NECESSARY IN INITIAL TEACHER EDUCATION
author Freitas, Lilliane Miranda
author_facet Freitas, Lilliane Miranda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Lilliane Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo; Identidade; Formação de Professores.
topic Currículo; Identidade; Formação de Professores.
description Este texto trata-se de uma pesquisa narrativa, no qual faço discussões no âmbito do currículo a partir da perspectiva pós-crítica. Abordo três eixos temáticos nos quais questiono sobre as produções discursivas que me subjetivaram em meu percurso escolar e formação inicial docente. Discuto no primeiro eixo as noções de diversidade e diferença como necessárias para a compreensão da constituição da identidade. No segundo instante, analiso a constituição da professoralidade através das narrativas fílmicas e como estas atuam na produção de marcas na subjetividade. E por fim, analiso a história do currículo escolar na formação das disciplinas acadêmicas, em especial da Biologia, e como a historização do currículo é importante na compreensão do caráter construído das práticas sociais e de subjetividades. This text is a narrative research, in which I discuss the curriculum from the post-critical perspective. It addresses three themes on which I question the discursive productions that subjectivate me in my educational background and initial teaching formation. The first axis discusses the concepts of diversity and difference, as necessary for understanding the formation of identity. In the second instance, I analyze the establishment of teachingness through the film narratives and how they work to produce brands in subjectivity. And finally, I analyze the history of the school curriculum in the training of academic disciplines, particularly Biology, and how the historicity of the curriculum is important to understand the constructed nature of social practices and subjectivities.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33628
10.1590/1983-21172013130103
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33628
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013130103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/33628/27443
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2011 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 13 No. 1 (2011)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 13 Núm. 1 (2011)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 13 n. 1 (2011)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164188327936