A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima Fabrício, Maria de Fátima
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Jófili, Zélia Maria Soares, Semen, Luiza Suely Martins, Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989
Resumo: A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.
id UFMG-11_8d3bc0175d649824b695454edde6e132
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9989
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básicaA dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 59-72Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 59-72Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 59-721983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989/6961Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Fabrício, Maria de FátimaJófili, Zélia Maria SoaresSemen, Luiza Suely MartinsLeão, Ana Maria dos Anjos Carneiro2019-02-01T19:54:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9989Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:21Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
title A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
spellingShingle A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
Lima Fabrício, Maria de Fátima
title_short A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
title_full A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
title_fullStr A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
title_full_unstemmed A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
title_sort A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
author Lima Fabrício, Maria de Fátima
author_facet Lima Fabrício, Maria de Fátima
Jófili, Zélia Maria Soares
Semen, Luiza Suely Martins
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
author_role author
author2 Jófili, Zélia Maria Soares
Semen, Luiza Suely Martins
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima Fabrício, Maria de Fátima
Jófili, Zélia Maria Soares
Semen, Luiza Suely Martins
Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro
description A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989/6961
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 59-72
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 59-72
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 59-72
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162166673408