A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989 |
Resumo: | A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM. |
id |
UFMG-11_8d3bc0175d649824b695454edde6e132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9989 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básicaA dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM.CECIMIG-FaE-UFMG2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 59-72Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 59-72Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 59-721983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989/6961Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima Fabrício, Maria de FátimaJófili, Zélia Maria SoaresSemen, Luiza Suely MartinsLeão, Ana Maria dos Anjos Carneiro2019-02-01T19:54:21Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9989Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:21Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
title |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
spellingShingle |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica Lima Fabrício, Maria de Fátima |
title_short |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
title_full |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
title_fullStr |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
title_full_unstemmed |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
title_sort |
A compreensão das Leis de Mendel por alunos de biologia na educação básica |
author |
Lima Fabrício, Maria de Fátima |
author_facet |
Lima Fabrício, Maria de Fátima Jófili, Zélia Maria Soares Semen, Luiza Suely Martins Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro |
author_role |
author |
author2 |
Jófili, Zélia Maria Soares Semen, Luiza Suely Martins Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima Fabrício, Maria de Fátima Jófili, Zélia Maria Soares Semen, Luiza Suely Martins Leão, Ana Maria dos Anjos Carneiro |
description |
A dificuldade em compreender a transmissão dos caracteres hereditários, regidos pelas leis de Mendel é observada no ensino médio (EM) e superior (ES), possivelmente devido ao despreparo em conteúdos anteriores. Os objetivos desteestudo foram testar esta hipótese e verificar como essas dificuldades evoluíam no ES. Um questionário foi aplicado em turmas de EM e de ES (Licenciatura em Biologia, de três IES do Recife) para identificar as dificuldades dos alunos.Paralelamente, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes de ambos os níveis, para identificar a percepção dos mesmos quanto às dificuldades de seus alunos e quais ações desenvolvem paraajudá-los. Quanto aos resultados, os problemas identificados no EM persistem entre os alunos do ES, a despeito do maior acesso a informações, o que se torna preocupante, pois os atuais alunos do ES serão os futuros professores do EM. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9989/6961 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 1 (2006); 59-72 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 1 (2006); 59-72 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 1 (2006); 59-72 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162166673408 |