Descobrindo as ervilhas de Mendel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sezyshta, Charles Michel
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Laís Fernanda Oyza
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/41695
Resumo: Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de Souza
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spelling Sezyshta, Charles MichelSilva, Laís Fernanda OyzaAlle, Lupe FurtadoUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasSouza, Carlos Eduardo Pilleggi de, 1958-2022-09-19T15:42:32Z2022-09-19T15:42:32Z2015https://hdl.handle.net/1884/41695Orientador: Carlos Eduardo Pilleggi de SouzaCoorientador: Lupe Furtado AlleTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasResumo : Conteúdos de genética necessitam de conhecimentos consolidados em diferentes áreas como a biologia celular, molecular e, inclusive, matemática. É uma das áreas na qual os alunos, tanto de ensino médio quanto de superior, têm maior dificuldade no aprendizado, principalmente quando o tema é a segregação alélica (Primeira Lei de Mendel). Como ferramenta, foi desenvolvida uma atividade chamada de "Descobrindo as Ervilhas de Mendel". Este material tem como objetivos: ser um apoio aos professores para consolidar conceitos (alelos, genes, cromossomos, segregação, genótipo, fenótipo); demonstrar visualmente a dinâmica da Primeira lei de Mendel; apresentar a variabilidade na produção de gametas e no pareamento dos cromossomos homólogos na formação do zigoto. O material consiste em bolas de isopor caracterizadas com os fenótipos de ervilhas amarelas e verdes "recheadas", conforme o fenótipo, com cromossomos confeccionados de massa de biscuit nas cores azul, vermelho e roxo (Parental-1, Parental-2 e Descendentes, respectivamente), com faixas brancas (Centrômero), amarelas (Alelo Dominante) e verdes (Alelo Recessivo). Na proporção de 3:1, conforme a Primeira Lei de Mendel, as ervilhas foram inseridas em pacotes identificados (Parental-1, Parental-2 e descendentes). A atividade propõe sortear ervilhas dos pacotes Parentais, fazer a identificação de seus fenótipos e, ao abri-las, montar os possíveis genótipos dos descentes deste cruzamento através dos cromossomos. Posteriormente, faz-se o sorteio do descendente e deve-se então questionar os alunos se a ervilha sorteada pode ter como parentais as ervilhas sorteadas anteriormente, fenotípica e genotipicamente. Todos estes dados devem ser anotados em uma tabela, juntamente com cálculos de frequências fenotípicas e genotípicas.1 recurso online : PDF.application/pdfExigências do sistema: Adobe Acrobat ReaderMendel, Lei deGenéticaMaterial didáticoDescobrindo as ervilhas de Mendelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC Charles Michel Sezyshta e Lais Fernanda Oya Silva.pdfapplication/pdf1140753https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41695/1/TCC%20Charles%20Michel%20Sezyshta%20e%20Lais%20Fernanda%20Oya%20Silva.pdfd3671e725559209611ac362dcfbff5b0MD51open accessTEXTTCC Charles Michel Sezyshta e Lais Fernanda Oya Silva.pdf.txtExtracted Texttext/plain61286https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41695/2/TCC%20Charles%20Michel%20Sezyshta%20e%20Lais%20Fernanda%20Oya%20Silva.pdf.txtfa151b6acbf2ac0122ae6420fac1f795MD52open accessTHUMBNAILTCC Charles Michel Sezyshta e Lais Fernanda Oya Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1064https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/41695/3/TCC%20Charles%20Michel%20Sezyshta%20e%20Lais%20Fernanda%20Oya%20Silva.pdf.jpg58ab6fe02d688adfb19781cf93ca1b83MD53open access1884/416952022-09-19 12:42:33.042open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/41695Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-09-19T15:42:33Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
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