Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Rafael de, 1996-
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/77644
Resumo: Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio Roxo
id UFPR_9da176514cb5d65c865aac9247f5becd
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/77644
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-Oliveira, Rafael de, 1996-Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências BiológicasRoxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958-2022-08-11T12:39:02Z2022-08-11T12:39:02Z2018https://hdl.handle.net/1884/77644Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio RoxoCoorientadora: Patrícia Barbosa PereiraTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas.Resumo : O ensino das Ciências têm sido um desafio para educadores na atualidade. O desenvolvimento de metodologias e estratégias é fundamental para a consolidação do processo ensino-aprendizagem, uma vez que a temática é tratada de forma fragmentada e descontextualizada com a realidade dos estudantes. A ciência tradicional é ensinada de maneira técnica com aspectos de racionalidade lógica e seguindo o rigor proposto pelo método científico, tendo pouca flexibilidade no momento de aprendizagem. Consequentemente há somente uma transmissão e memorização dos conteúdos sem um significado para o educando. Uma das possíveis formas de superar este problema é pelo uso de modelos didáticos como estratégias de ensino. Modelos auxiliam na sistematização e simplificação de realidades complexas, permitindo que os estudantes consigam elucidar processos que requerem alta capacidade de abstração. Sendo assim, o presente estudo descreve a confecção de um modelo didático sobre as leis de Mendel, o qual é composto por ratos de Biscuit com características fenotípicas visualmente perceptíveis e seus cromossomos, os quais são utilizados para simular o processo de segregação e recombinação durante a meiose. O modelo didático elaborado permitiu testar empiricamente quais os possíveis fenótipos herdados pelas gerações conseguintes e a razão pela qual as leis de Mendel apresentam proporções genotípicas e fenotípicas teoricamente estabelecidas. Como forma de validar e verificar a eficiência do uso do modelo desenvolvido, foi realizada uma pesquisa de caráter etnográfico aplicado à educação, com turmas de ensino superior da instituição, na qual o estudo foi desenvolvido.1 recurso online : PDF.application/pdfDidaticaGenéticaMendel, Lei deComo se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genéticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALLUCAS TREVISAN FRANCA DE LIMA, RAFAEL DE OLIVEIRA.pdfapplication/pdf1684681https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77644/1/LUCAS%20TREVISAN%20FRANCA%20DE%20LIMA%2c%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdffa949cca553c0e9b7abb4765df428d1aMD51open access1884/776442022-08-11 09:39:02.6open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/77644Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082022-08-11T12:39:02Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
title Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
spellingShingle Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
Didatica
Genética
Mendel, Lei de
title_short Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
title_full Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
title_fullStr Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
title_full_unstemmed Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
title_sort Como se obtêm as proporções das Leis de Mendel : um modelo didático como estratégia para o ensino de genética
author Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
author_facet Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
Oliveira, Rafael de, 1996-
author_role author
author2 Oliveira, Rafael de, 1996-
author2_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Pereira, Patrícia Barbosa, 1978-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Lucas Trevisan França de, 1996-
Oliveira, Rafael de, 1996-
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Roxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958-
contributor_str_mv Roxo, Valeria Maria Munhoz Sperandio, 1958-
dc.subject.por.fl_str_mv Didatica
Genética
Mendel, Lei de
topic Didatica
Genética
Mendel, Lei de
description Orientadora: Valéria Maria M. Sperandio Roxo
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T12:39:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T12:39:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/77644
url https://hdl.handle.net/1884/77644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 recurso online : PDF.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/77644/1/LUCAS%20TREVISAN%20FRANCA%20DE%20LIMA%2c%20RAFAEL%20DE%20OLIVEIRA.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv fa949cca553c0e9b7abb4765df428d1a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801860767375425536