CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Lívia de Rezende
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Araújo, Maria Inez de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659
Resumo: Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice.
id UFMG-11_90024e1ef5b23bdf67f4a664abe25d76
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34659
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLSEducação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3465910.1590/1983-21172013140208Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659/27379Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Lívia de Rezende Araújo, Maria Inez de Oliveira 2021-06-16T18:39:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34659Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T18:39:28Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
title CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
spellingShingle CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
Cardoso, Lívia de Rezende
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.
title_short CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
title_full CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
title_fullStr CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
title_full_unstemmed CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
title_sort CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
author Cardoso, Lívia de Rezende
author_facet Cardoso, Lívia de Rezende
Araújo, Maria Inez de Oliveira
author_role author
author2 Araújo, Maria Inez de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Lívia de Rezende
Araújo, Maria Inez de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.
topic Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.
description Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659
10.1590/1983-21172013140208
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172013140208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659/27379
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164977905664