CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659 |
Resumo: | Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice. |
id |
UFMG-11_90024e1ef5b23bdf67f4a664abe25d76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34659 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLSEducação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar.Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3465910.1590/1983-21172013140208Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659/27379Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Lívia de Rezende Araújo, Maria Inez de Oliveira 2021-06-16T18:39:28Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34659Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-16T18:39:28Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
title |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
spellingShingle |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS Cardoso, Lívia de Rezende Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar. |
title_short |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
title_full |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
title_fullStr |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
title_full_unstemmed |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
title_sort |
CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: PROFESSORES E ESCOLAS DO CAMPO: SCIENCE CURRICULUM: TEACHERS AND RURAL SCHOOLS |
author |
Cardoso, Lívia de Rezende |
author_facet |
Cardoso, Lívia de Rezende Araújo, Maria Inez de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Maria Inez de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Lívia de Rezende Araújo, Maria Inez de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar. |
topic |
Educação do Campo; Ensino de Ciências; Currículo Escolar. |
description |
Resultante do movimento "Por uma Educação do Campo", a es cola do campo é entendida como lugar em que se produz conhecimento a partir da relação direta com a cultura que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio onde vivem. Nessa perspectiva, buscamos investigar a seleção dos conteúdos realizada pelos professores de Ciências de escolas do cam po, tendo como ferramentas de coleta de dados entrevista e questionário. Constatou-se que o currículo é construído por eles a partir de uma seleção dos conteúdos do livro didático adotado. Embora poucos professores te nham demonstrado pequenos avanços ao preocuparem-se com um cur rículo a partir do contexto local e que questione as práticas cotidianas em comunidade, consideramos que essa não é uma prática intencional. As a result of the movement "Por uma educação do Campo" - in Brazil -, the newrural school shall be understood as a place where knowledge is made from a direct relationship with the culture that people establish among them and with the place where they live. From this perspective, we aim to investigate the selection of contents carried out by Science teachers from rural schools, using interviews and questionnaires as research tools. It was verified that they construct the curriculum from a selection of contents by the adopted didactic book. Even though only a few teachers have showed small advances by trying to implement considerations from the local context and the everyday community life in the curriculum, we consider that this is not an intentional practice. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659 10.1590/1983-21172013140208 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172013140208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34659/27379 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 2 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 2 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 2 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164977905664 |