Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978 |
Resumo: | O trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6ª séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aosaspectos da vegetação ou à importância de sua preservação. |
id |
UFMG-11_91ab5adfa1d8bc5ed131070061d24ec7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9978 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturaisO trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6ª séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aosaspectos da vegetação ou à importância de sua preservação.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 97-110Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 97-110Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 97-1101983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978/6950Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSeniciato, TatianaSilva, Patrícia Gomes Pinheiro daCavassan, Osmar2019-02-01T19:54:20Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9978Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:20Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
title |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
spellingShingle |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais Seniciato, Tatiana |
title_short |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
title_full |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
title_fullStr |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
title_full_unstemmed |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
title_sort |
Construindo valores estéticos nas aulas de Ciências desenvolvidas em ambientes naturais |
author |
Seniciato, Tatiana |
author_facet |
Seniciato, Tatiana Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da Cavassan, Osmar |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da Cavassan, Osmar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seniciato, Tatiana Silva, Patrícia Gomes Pinheiro da Cavassan, Osmar |
description |
O trabalho objetiva discutir as contribuições das aulas de ciências desenvolvidas nos ambientes naturais brasileiros para a construção de valores estéticos. A partir de duas experiências presentes em trabalhos de pesquisa em ensino de ciências, desenvolvidas com alunos de 6ª séries do ensino fundamental público, pôde-se evidenciar em que medida os valores estéticos implícitos nessas práticas educativas emergem no comportamento dos alunos e em suas representações gráficas sobre o ambiente estudado. Os resultados encontrados nessas experiências sugerem que os alunos construíram valores estéticos a partir de aulas sobre conteúdos científicos, desenvolvidas em fragmentos de ecossistemas terrestres naturais brasileiros, sem que houvesse a intervenção do professor no sentido de propor reflexões quanto aosaspectos da vegetação ou à importância de sua preservação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9978/6950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 8 No. 2 (2006); 97-110 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 8 Núm. 2 (2006); 97-110 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 8 n. 2 (2006); 97-110 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162150944768 |