Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Seniciato, Tatiana [UNESP]
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Cavassan, Osmar [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010
http://hdl.handle.net/11449/26455
Resumo: Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.
id UNSP_6229a553af910e2f56c1734d11ecee10
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26455
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamentalField Classes in natural environment and science learning: a study with students from elementary schoolensino de Ciênciasaspectos emocionaismotivaçãoaula de campoecologiaScience teachingemotional aspectsmotivationfield classecologyEste trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.This paper discusses the contribution of science classes that deal with parts of the Brazilian Terrestrial Ecosystem's in terms of the relationships between emotional aspects and their role in students' motivation, within an educational context. It also analyzes how a less fragmented approach to some ecology content may contribute positively to the learning process.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Programa de Pós-graduação em Educação para a CiênciaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de Ciências BiológicasUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Seniciato, Tatiana [UNESP]Cavassan, Osmar [UNESP]2014-05-20T15:07:18Z2014-05-20T15:07:18Z2004-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article133-147application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2645510.1590/S1516-73132004000100010S1516-73132004000100010S1516-73132004000100010.pdf06773774038051710000-0003-1860-6628SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T15:24:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26455Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:26:52.229513Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
Field Classes in natural environment and science learning: a study with students from elementary school
title Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
spellingShingle Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
Seniciato, Tatiana [UNESP]
ensino de Ciências
aspectos emocionais
motivação
aula de campo
ecologia
Science teaching
emotional aspects
motivation
field class
ecology
title_short Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_fullStr Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
title_sort Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências: um estudo com alunos do ensino fundamental
author Seniciato, Tatiana [UNESP]
author_facet Seniciato, Tatiana [UNESP]
Cavassan, Osmar [UNESP]
author_role author
author2 Cavassan, Osmar [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Seniciato, Tatiana [UNESP]
Cavassan, Osmar [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de Ciências
aspectos emocionais
motivação
aula de campo
ecologia
Science teaching
emotional aspects
motivation
field class
ecology
topic ensino de Ciências
aspectos emocionais
motivação
aula de campo
ecologia
Science teaching
emotional aspects
motivation
field class
ecology
description Este trabalho discute a contribuição das aulas de Ciências desenvolvidas em fragmentos dos ecossistemas terrestres naturais brasileiros na relação entre os aspectos emocionais e seu papel na motivação dos alunos em um contexto educativo. Analisa também como a abordagem menos fragmentada e menos abstrata de determinados conhecimentos referentes à ecologia pode contribuir para o processo de aprendizagem.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01
2014-05-20T15:07:18Z
2014-05-20T15:07:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26455
10.1590/S1516-73132004000100010
S1516-73132004000100010
S1516-73132004000100010.pdf
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000100010
http://hdl.handle.net/11449/26455
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 10, n. 1, p. 133-147, 2004.
1516-7313
10.1590/S1516-73132004000100010
S1516-73132004000100010
S1516-73132004000100010.pdf
0677377403805171
0000-0003-1860-6628
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 133-147
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129521993383936