Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969 |
Resumo: | São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia. |
id |
UFMG-11_b7eab85c8606ca2e9d638412fa315a20 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/9969 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Analogias como ferramenta didática no ensino de BiologiaSão muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 18-31Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 18-31Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 18-311983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969/6941Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Marilisa BialvoScheid, Neusa Maria John2019-02-01T19:54:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9969Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:18Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
title |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
spellingShingle |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia Hoffmann, Marilisa Bialvo |
title_short |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
title_full |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
title_fullStr |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
title_full_unstemmed |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
title_sort |
Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia |
author |
Hoffmann, Marilisa Bialvo |
author_facet |
Hoffmann, Marilisa Bialvo Scheid, Neusa Maria John |
author_role |
author |
author2 |
Scheid, Neusa Maria John |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hoffmann, Marilisa Bialvo Scheid, Neusa Maria John |
description |
São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969/6941 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 18-31 Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 18-31 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 18-31 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711162138361856 |