Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Scheid, Neusa Maria John
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969
Resumo: São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.
id UFMG-11_b7eab85c8606ca2e9d638412fa315a20
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/9969
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling Analogias como ferramenta didática no ensino de BiologiaSão muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.CECIMIG-FaE-UFMG2009-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 18-31Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 18-31Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 18-311983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969/6941Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessHoffmann, Marilisa BialvoScheid, Neusa Maria John2019-02-01T19:54:18Zoai:periodicos.ufmg.br:article/9969Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2019-02-01T19:54:18Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
title Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
spellingShingle Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
Hoffmann, Marilisa Bialvo
title_short Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
title_full Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
title_fullStr Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
title_full_unstemmed Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
title_sort Analogias como ferramenta didática no ensino de Biologia
author Hoffmann, Marilisa Bialvo
author_facet Hoffmann, Marilisa Bialvo
Scheid, Neusa Maria John
author_role author
author2 Scheid, Neusa Maria John
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Marilisa Bialvo
Scheid, Neusa Maria John
description São muitas as reflexões em torno do papel das analogias como ferramenta didática na construção do conhecimento, tendo vários autores se dedicado ao estudo desse tema, comoforma de aprimorar e enriquecer as informações já pesquisadas. Este trabalho evidenciou as analogias presentes em livros didáticos de Biologia do Ensino Médio, investigando quaissão essas analogias e em quais categorias se encontram. Por fim, por meio dos resultados desta pesquisa, analisou-se o valor das analogias presente nos livros didáticos como ferramenta no Ensino de Biologia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/9969/6941
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 9 No. 1 (2007); 18-31
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 9 Núm. 1 (2007); 18-31
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 9 n. 1 (2007); 18-31
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711162138361856