Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hoffmann, Marilisa Bialvo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96447
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_808703e5ae212fe746016047f0c4ab8c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96447
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaHoffmann, Marilisa BialvoDelizoicov, Nadir CastilhoMaestrelli, Sylvia Regina Pedrosa2012-10-26T12:09:58Z2012-10-26T12:09:58Z20122012304609http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96447Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.O presente estudo apresenta o estado da arte da pesquisa acadêmica brasileira que aborda o uso de analogias e metáforas no ensino de Biologia. Para tanto, focaliza teses e dissertações disponíveis no Banco da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), artigos publicados em periódicos da área de Ensino de Ciências e trabalhos apresentados nos principais eventos nacionais de Ensino de Ciências e de Biologia, abrangendo um conjunto de 45 trabalhos em um recorte temporal de 1984 a 2009. O objetivo é oferecer um panorama dessa produção, apontar tendências e contribuir para subsidiar novas pesquisas na área, seja pelo diálogo estabelecido com o que já se produziu ou pelas lacunas explicitadas. A análise dos trabalhos deu-se a partir de categorias consonantes com pressupostos epistemológicos de Ludwik Fleck e com o auxílio da Análise Textual Discursiva. Os seguintes aspectos foram destacados: a preponderância de trabalhos que realizaram análise das analogias e metáforas presentes em livros didáticos de Biologia; as fontes utilizadas pelos professores no uso de analogias e metáforas; a relação dos professores com as analogias e metáforas presentes em livros didáticos e a percepção que os professores têm em relação ao uso de analogias e metáforas no ensino. A formação inicial do professor de Biologia e o uso de analogias e metáforas por licenciandos constituíram temas abordados por apenas um trabalho de dissertação, portanto, podem ser potenciais campos a serem explorados. Mostram-se, também, tímidas as investigações que abordam os aspectos históricos das analogias e metáforas como recurso ao ensino e aprendizagem de conceitos científicos. Há, ainda, eixos pouco explorados, principalmente acerca do papel e da importância do uso de analogias e metáforas no momento em que se ensina e se aprende Biologia. Pode-se concluir que se faz urgente a problematização do uso de analogias e metáforas na formação inicial do professor de Biologia e uma maior integração entre as disciplinas pedagógicas e específicas, um campo profícuo para se iniciar essas discussões.This study presents the state of the art of Brazilian academic research that treats the use of analogies and metaphors in biology education. It focuses on theses and dissertations available in the data base of the Coordination for Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), articles published in academic journals in the field of science education and works presented at the main Brazilian events in science and biology education, encompassing a set of 45 studies from 1984 # 2009. The purpose is to offer an overview of this work, identify trends and stimulate new studies in the field, by establishing a dialog with previous studies and identifying themes that are ripe for greater study. The analysis of the works utilized categories that are in keeping with the epistemological concepts of Ludwik Fleck with the assistance of the Discursive Textual Analysis. The following factors were highlighted: the preponderance of studies that analyzed analogies and metaphors found in biology text books; the sources used by teachers in the use of analogies and metaphors; the relationship of teachers with the analogies and metaphors found in text books and the perception that teachers have of the use of analogies and metaphors. The initial education of biology teachers and the use of analogies and metaphors by certified teachers are issues addressed by only one dissertation and are therefore fields for potential exploration. There are few studies of the historic aspects of analogies and metaphors as resources for teaching scientific concepts. There are other themes that are poorly explored, mainly concerning the role and importance of the use of analogies and metaphors at the time of teaching and learning biology. We can conclude that an analysis of the use of analogies and metaphors in the initial education of biology teachers is urgently needed as well as greater integration between the pedagogic and specific disciplines, a field that can inspire these discussions.192 p.| il.porFlorianópolisEducaçãoEducação científica e tecnológicaBiologiaEstudo e ensinoBrasilAnalogiaMetaforaAnalise do discursoAnalogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL304609.pdfapplication/pdf2760079https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/1/304609.pdf1cc4b510d08d07560401f9c85bef4591MD51TEXT304609.pdf.txt304609.pdf.txtExtracted Texttext/plain276550https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/2/304609.pdf.txt96a55e2d5de095420e081e1930144a96MD52THUMBNAIL304609.pdf.jpg304609.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg736https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/3/304609.pdf.jpgc83899e896327a1a2926f21474b6e86bMD53123456789/964472013-05-04 08:06:01.196oai:repositorio.ufsc.br:123456789/96447Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T11:06:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
title Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
spellingShingle Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
Hoffmann, Marilisa Bialvo
Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Brasil
Analogia
Metafora
Analise do discurso
title_short Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
title_full Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
title_fullStr Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
title_full_unstemmed Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
title_sort Analogias e metáforas no ensino de biologia: um panorama da produção acadêmica brasileira
author Hoffmann, Marilisa Bialvo
author_facet Hoffmann, Marilisa Bialvo
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hoffmann, Marilisa Bialvo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Delizoicov, Nadir Castilho
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
contributor_str_mv Delizoicov, Nadir Castilho
Maestrelli, Sylvia Regina Pedrosa
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Brasil
Analogia
Metafora
Analise do discurso
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Biologia
Estudo e ensino
Brasil
Analogia
Metafora
Analise do discurso
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2012
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-26T12:09:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-26T12:09:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96447
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 304609
identifier_str_mv 304609
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/1/304609.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/2/304609.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/96447/3/304609.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1cc4b510d08d07560401f9c85bef4591
96a55e2d5de095420e081e1930144a96
c83899e896327a1a2926f21474b6e86b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766804954363723776