FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796 |
Resumo: | Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject. |
id |
UFMG-11_bc4b3b76e421dbd3dd89679dd4e30767 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34796 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOLEducação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479610.1590/1983-21172010120213Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796/27484Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLanghi, Rodolfo Nardi, Roberto 2021-06-22T01:20:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34796Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T01:20:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
title |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL Langhi, Rodolfo Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais. |
title_short |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
title_full |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
title_sort |
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL |
author |
Langhi, Rodolfo |
author_facet |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais. |
topic |
Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais. |
description |
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796 10.1590/1983-21172010120213 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796/27484 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165125754880 |