FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nardi, Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796
Resumo: Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.
id UFMG-11_bc4b3b76e421dbd3dd89679dd4e30767
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34796
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOLEducação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.CECIMIG-FaE-UFMG2010-10-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Pareshttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3479610.1590/1983-21172010120213Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796/27484Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessLanghi, Rodolfo Nardi, Roberto 2021-06-22T01:20:13Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34796Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T01:20:13Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
spellingShingle FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
Langhi, Rodolfo
Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.
title_short FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_full FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_fullStr FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_full_unstemmed FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
title_sort FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEUS SABERES DISCIPLINARES EM ASTRONOMIA ESSENCIAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: TEACHER'S EDUCATION AND THEIR DISCIPLINARY KNOWLEDGE OF ESSENTIAL ASTRONOMY FOR THE FIRST YEARS OF PRIMARY SCHOOL
author Langhi, Rodolfo
author_facet Langhi, Rodolfo
Nardi, Roberto
author_role author
author2 Nardi, Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo
Nardi, Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.
topic Educação em Astronomia; Formação de Professores; Conteúdos Disciplinares Essenciais.
description Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema. This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-10-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796
10.1590/1983-21172010120213
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34796/27484
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 2 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 2 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 2 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165125754880