Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213 http://hdl.handle.net/11449/134422 |
Resumo: | This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject. |
id |
UNSP_965655a98d198578afd486dad7d7e584 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/134422 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamentalTeacher's education and their disciplinary knowledge of essential astronomy for the first years of primary schoolAstronomy educationTeacher's educationFundamental contentsEducação em astronomiaFormação de professoresConteúdos disciplinares essenciaisThis paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Grupo de Pesquisa em Ensino de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, RodolfoNardi, Roberto [UNESP]2016-03-02T12:56:39Z2016-03-02T12:56:39Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-224application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.1415-2150http://hdl.handle.net/11449/13442210.1590/1983-21172010120213S1983-21172010000200205S1983-21172010000200205.pdf444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental Teacher's education and their disciplinary knowledge of essential astronomy for the first years of primary school |
title |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental Langhi, Rodolfo Astronomy education Teacher's education Fundamental contents Educação em astronomia Formação de professores Conteúdos disciplinares essenciais |
title_short |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Langhi, Rodolfo |
author_facet |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Nardi, Roberto [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Langhi, Rodolfo Nardi, Roberto [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Astronomy education Teacher's education Fundamental contents Educação em astronomia Formação de professores Conteúdos disciplinares essenciais |
topic |
Astronomy education Teacher's education Fundamental contents Educação em astronomia Formação de professores Conteúdos disciplinares essenciais |
description |
This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2016-03-02T12:56:39Z 2016-03-02T12:56:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213 Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010. 1415-2150 http://hdl.handle.net/11449/134422 10.1590/1983-21172010120213 S1983-21172010000200205 S1983-21172010000200205.pdf 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213 http://hdl.handle.net/11449/134422 |
identifier_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010. 1415-2150 10.1590/1983-21172010120213 S1983-21172010000200205 S1983-21172010000200205.pdf 4449947783474945 7412952908466931 0000-0002-3291-5382 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
205-224 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
Currículo Lattes reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649803520835584 |