Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Langhi, Rodolfo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Nardi, Roberto [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213
http://hdl.handle.net/11449/134422
Resumo: This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.
id UNSP_965655a98d198578afd486dad7d7e584
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/134422
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamentalTeacher's education and their disciplinary knowledge of essential astronomy for the first years of primary schoolAstronomy educationTeacher's educationFundamental contentsEducação em astronomiaFormação de professoresConteúdos disciplinares essenciaisThis paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa mais ampla acerca da Educação em Astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da análise dos principais tópicos em Astronomia trabalhados nacionalmente e dos resultados de pesquisas da área, identificamos um conjunto de conteúdos fundamentais em Astronomia para o trabalho docente. Por meio da investigação por amostragem de professores, porém, demonstramos que, mesmo nestes conteúdos essenciais, há a persistência de concepções alternativas por parte dos docentes. Os resultados apontam, assim, para a necessidade de uma melhoria na qualificação docente em relação aos seus saberes disci plinares, embasada em resultados de pesquisas sobre Educação em Astronomia, a favor de um ensino que contemple, no mínimo, os conteú dos fundamentais sobre este tema.Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Departamento de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Grupo de Pesquisa em Ensino de CiênciasUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, BrasilUniversidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Langhi, RodolfoNardi, Roberto [UNESP]2016-03-02T12:56:39Z2016-03-02T12:56:39Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article205-224application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.1415-2150http://hdl.handle.net/11449/13442210.1590/1983-21172010120213S1983-21172010000200205S1983-21172010000200205.pdf444994778347494574129529084669310000-0002-3291-5382Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEnsaio: Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/134422Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-24T14:40:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
Teacher's education and their disciplinary knowledge of essential astronomy for the first years of primary school
title Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
Langhi, Rodolfo
Astronomy education
Teacher's education
Fundamental contents
Educação em astronomia
Formação de professores
Conteúdos disciplinares essenciais
title_short Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental
author Langhi, Rodolfo
author_facet Langhi, Rodolfo
Nardi, Roberto [UNESP]
author_role author
author2 Nardi, Roberto [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Langhi, Rodolfo
Nardi, Roberto [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy education
Teacher's education
Fundamental contents
Educação em astronomia
Formação de professores
Conteúdos disciplinares essenciais
topic Astronomy education
Teacher's education
Fundamental contents
Educação em astronomia
Formação de professores
Conteúdos disciplinares essenciais
description This paper presents some outcomes of a broader research on Astronomy Education in primary school teacher's education. From the analysis of the main astronomy subjects thought nationwide and the research outcomes, we identified a set of astronomy contents considered fundamental to the teachers practice. Through a research carried out among a sample of primary school teachers, however, we show that, even in these essential contents, persists alternative conceptions among those teachers. Data collected pointed out, thus, to the necessity of improving teacher's education in this area, taking into consideration astronomy edu cation research outcomes, in favor of a teaching which contemplates, at least, the fundamental contents on this subject.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-03-02T12:56:39Z
2016-03-02T12:56:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213
Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.
1415-2150
http://hdl.handle.net/11449/134422
10.1590/1983-21172010120213
S1983-21172010000200205
S1983-21172010000200205.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
url http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172010120213
http://hdl.handle.net/11449/134422
identifier_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.
1415-2150
10.1590/1983-21172010120213
S1983-21172010000200205
S1983-21172010000200205.pdf
4449947783474945
7412952908466931
0000-0002-3291-5382
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 205-224
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649803520835584