PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34676 |
Resumo: | Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos. This work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme "Seasons", apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance. |
id |
UFMG-11_bf5629f83b0d81875f6b22676016acea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34676 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATIONAprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia.Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos. This work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme "Seasons", apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance.CECIMIG-FaE-UFMG2012-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3467610.1590/1983-21172012140106Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34676/27389Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessTaxini, Camila Linhares Puga, Cintia Cristina Isicawa Silva, Caio Samuel Franciscati Oliveira, Rosemary Rodrigues 2021-06-17T00:57:58Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34676Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-17T00:57:58Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
title |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
spellingShingle |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION Taxini, Camila Linhares Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia. |
title_short |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
title_full |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
title_fullStr |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
title_full_unstemmed |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
title_sort |
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DO TEMA "ESTAÇÕES DO ANO" NO ENSINO FUNDAMENTAL: PROPOSAL OF A DIDACTIC SEQUENCE FOR THE TEACHING OF SEASONS OF THE YEAR IN BASIC EDUCATION |
author |
Taxini, Camila Linhares |
author_facet |
Taxini, Camila Linhares Puga, Cintia Cristina Isicawa Silva, Caio Samuel Franciscati Oliveira, Rosemary Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Puga, Cintia Cristina Isicawa Silva, Caio Samuel Franciscati Oliveira, Rosemary Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Taxini, Camila Linhares Puga, Cintia Cristina Isicawa Silva, Caio Samuel Franciscati Oliveira, Rosemary Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia. |
topic |
Aprendizagem Significativa; Ensino de Ciências; Ensino de Astronomia. |
description |
Esta pesquisa objetivou desenvolver uma sequência didática para o ensino do tema "Estações do ano", capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano, na busca de se possibilitar que o conhecimento seja relacionado à estrutura cognitiva dos es tudantes de modo significativo, sendo ancorado nela. Para o desenvolvimento das atividades de ensino foram utilizadas várias modalidades didáticas, tais como brains torming, dramatização, jogo, pesquisa, problematização, vídeo, entre outras, na tenta tiva de se atender às diferenças individuais dos alunos. Os achados indicam que a se quência didática desenvolvida favoreceu os processos de ensino e aprendizagem. As produções dos alunos revelaram ainda que as atividades tiveram diferentes níveis de significância para os mesmos. This work aimed to develop a didactic sequence for teaching the theme "Seasons", apropiate to provide students with an overview of the content involved and the association between scientific knowledge and daily life, in an attempt to crea te a knowledge that is significantly anchored in the students cognitive structures. In order to reach the students' individualitites, many methods were used in the develop ment of educational activities, such as brainstorming, drama, play, search, questio ning, video, among others. The results indicated that the didactic sequence favored the development of teaching and learning processes. The students' productions also revealed that the activities have different levels of significance. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34676 10.1590/1983-21172012140106 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34676 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34676/27389 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 1 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 1 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 1 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164999925760 |