ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brum, Wanderley Pivatto
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Schuhmacher, Elcio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34154
Resumo: Apresentamos os resultados de uma investigação com o que teve como objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências, no município de Tijucas, Santa Catarina, sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, o discurso ideológico e o desenvolvimento moral e as atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de Ciências, não explicitando aspectos importantes como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre a de relacionadas a como "utilizar a ética", no entanto, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ética. We present the results of an investigation with the objective of analyzing the positions of six Science teachers in Tijucas, Santa Catarina on ethics in science teaching during the classroom presentation on the theme of transgenics. For data collection, we used semi-structured interviews. For the analyses, we defined three units: the nature of ethics, the ideological discourse and the moral development, as well as the attitudes of Science teachers in situations of tension. In general, we see that the teachers presented important aspects that characterize the theme of transgenics in their teaching practice, such as the questioning that values, for example, the records and the information offered by the media in general. However, some still seem to have a partial understanding of ethics in science teaching, not explaining important aspects, such as their critical and reflective positioning about the use of transgenics. We realized that such teachers have notions about the "use of ethics", but they still face difficulties in carrying out a process of ethical training.
id UFMG-11_d045a2654b9f48afb84b0d0a636e2d66
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34154
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONSÉtica; Ensino de Ciências; Transgênicos.Apresentamos os resultados de uma investigação com o que teve como objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências, no município de Tijucas, Santa Catarina, sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, o discurso ideológico e o desenvolvimento moral e as atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de Ciências, não explicitando aspectos importantes como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre a de relacionadas a como "utilizar a ética", no entanto, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ética. We present the results of an investigation with the objective of analyzing the positions of six Science teachers in Tijucas, Santa Catarina on ethics in science teaching during the classroom presentation on the theme of transgenics. For data collection, we used semi-structured interviews. For the analyses, we defined three units: the nature of ethics, the ideological discourse and the moral development, as well as the attitudes of Science teachers in situations of tension. In general, we see that the teachers presented important aspects that characterize the theme of transgenics in their teaching practice, such as the questioning that values, for example, the records and the information offered by the media in general. However, some still seem to have a partial understanding of ethics in science teaching, not explaining important aspects, such as their critical and reflective positioning about the use of transgenics. We realized that such teachers have notions about the "use of ethics", but they still face difficulties in carrying out a process of ethical training.CECIMIG-FaE-UFMG2014-02-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3415410.1590/1983-21172014160112 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34154/27145Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBrum, Wanderley Pivatto Schuhmacher, Elcio 2021-05-23T23:46:33Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34154Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-23T23:46:33Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
title ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
spellingShingle ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
Brum, Wanderley Pivatto
Ética; Ensino de Ciências; Transgênicos.
title_short ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
title_full ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
title_fullStr ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
title_full_unstemmed ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
title_sort ÉTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O POSICIONAMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ETICIDADE DURANTE A ABORDAGEM DO TEMA TRANSGÊNICOS E SUAS IMPLICAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS: ETHICS IN SCIENCE TEACHING: THE POSITIONING OF TEACHERS ON ETHICS DURING THE APPROACH TO THE THEME OF TRANSGENICS AND ITS SOCIOENVIRONMENTAL IMPLICATIONS
author Brum, Wanderley Pivatto
author_facet Brum, Wanderley Pivatto
Schuhmacher, Elcio
author_role author
author2 Schuhmacher, Elcio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brum, Wanderley Pivatto
Schuhmacher, Elcio
dc.subject.por.fl_str_mv Ética; Ensino de Ciências; Transgênicos.
topic Ética; Ensino de Ciências; Transgênicos.
description Apresentamos os resultados de uma investigação com o que teve como objetivo de analisar os posicionamentos de seis professores de Ciências, no município de Tijucas, Santa Catarina, sobre ética no ensino de ciências durante a apresentação em sala de aula sobre o tema transgênicos. Para a coleta de dados, utilizamos entrevistas semiestruturadas. Para as análises, definimos três unidades: a natureza da eticidade, o discurso ideológico e o desenvolvimento moral e as atitudes dos professores de Ciências em situações de tensão. De maneira geral, constatamos que os professores apresentam aspectos importantes que caracterizam o tema transgênicos na prática docente, como o questionamento, valorizando, por exemplo, os registros e as informações oferecidas pela mídia em geral. Entretanto, alguns ainda parecem ter uma compreensão parcial de ética no ensino de Ciências, não explicitando aspectos importantes como seu posicionamento crítico e reflexivo sobre o uso dos transgênicos. Percebemos que eles apresentam noções sobre a de relacionadas a como "utilizar a ética", no entanto, ainda encontram dificuldades em efetivar, nas salas de aula, um processo de formação ética. We present the results of an investigation with the objective of analyzing the positions of six Science teachers in Tijucas, Santa Catarina on ethics in science teaching during the classroom presentation on the theme of transgenics. For data collection, we used semi-structured interviews. For the analyses, we defined three units: the nature of ethics, the ideological discourse and the moral development, as well as the attitudes of Science teachers in situations of tension. In general, we see that the teachers presented important aspects that characterize the theme of transgenics in their teaching practice, such as the questioning that values, for example, the records and the information offered by the media in general. However, some still seem to have a partial understanding of ethics in science teaching, not explaining important aspects, such as their critical and reflective positioning about the use of transgenics. We realized that such teachers have notions about the "use of ethics", but they still face difficulties in carrying out a process of ethical training.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34154
10.1590/1983-21172014160112
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34154
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34154/27145
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164580495360