USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daiane Quadros de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gonçalves, Fábio Peres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568
Resumo: Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures.
id UFMG-11_d1f6abc397604a462e0a9c9d1393eaa3
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/10568
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETYCTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa; Análise Textual Discursicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1056810.1590/1983-21172019210113Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568/26895Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daiane Quadros deGonçalves, Fábio Peres2021-05-04T03:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10568Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T03:37:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
title USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
spellingShingle USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
Oliveira, Daiane Quadros de
CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.
title_short USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
title_full USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
title_fullStr USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
title_full_unstemmed USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
title_sort USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
author Oliveira, Daiane Quadros de
author_facet Oliveira, Daiane Quadros de
Gonçalves, Fábio Peres
author_role author
author2 Gonçalves, Fábio Peres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Daiane Quadros de
Gonçalves, Fábio Peres
dc.subject.por.fl_str_mv CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.
topic CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.
description Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa; Análise Textual Discursica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568
10.1590/1983-21172019210113
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172019210113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568/26895
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711163466907648