USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568 |
Resumo: | Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures. |
id |
UFMG-11_d1f6abc397604a462e0a9c9d1393eaa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/10568 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETYCTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica.Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures.CECIMIG-FaE-UFMG2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativa; Análise Textual Discursicahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/1056810.1590/1983-21172019210113Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568/26895Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciênciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Daiane Quadros deGonçalves, Fábio Peres2021-05-04T03:37:55Zoai:periodicos.ufmg.br:article/10568Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-04T03:37:55Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
title |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
spellingShingle |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY Oliveira, Daiane Quadros de CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica. |
title_short |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
title_full |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
title_fullStr |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
title_full_unstemmed |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
title_sort |
USINA: ARTICULAÇÕES ENTRE ENSINO, LITERATURA E INTERAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE: USINA: ARTICULATIONS BETWEEN TEACHING AND LITERATURE, AND ALSO INTERACTIONS BETWEEN SCIENCE, TECHNOLOGY AND SOCIETY |
author |
Oliveira, Daiane Quadros de |
author_facet |
Oliveira, Daiane Quadros de Gonçalves, Fábio Peres |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Fábio Peres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Daiane Quadros de Gonçalves, Fábio Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica. |
topic |
CTS; Literatura; Educação Científica e Tecnológica. |
description |
Nesse artigo se apresenta a análise da obra literária Usina do autor brasileiro José Lins do Rego, a fim de identificar a sua potencialidade para abordagens de interações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) no ensino de ciências da natureza. O livro foi submetido aos procedimentos da Análise Textual Discursiva (ATD). A análise foi organizada a partir de três categorias a priori e uma emergente: a visão salvacionista da ciência e da tecnologia e sua contradição; determinismo tecnológico; tecnocracia; e a relação entre cultura e tecnologia. Dentre os resultados podemos destacar que o livro Usina pode colaborar para: problematizar mitos relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico, de modo a favorecer o questionamento do otimismo e do pessimismo relacionado a ele; fomentar debates sobre a tomada de decisão no que concerne à tecnologia e seus impactos; e discutir como o desenvolvimento científico e tecnológico influencia as culturas. This paper presents an analysis of the literary work Usina by the Brazilian author José Lins do Rego. This analysis aims to identify this book’s potentiality for approaches of interactions among Science, Technology and Society (STS) in the teaching of natural sciences. The book was submitted to a Discursive Textual Analysis (DTA) procedure. The analysis was organized from three categories raised a priori and one emergent: The salvationist vision of science and technology and its contradiction; technological determinism; technocracy, and the relation between culture and technology. Among the results we highlight that the book Usina can collaborate to: problematize myths related to scientific and technological development, favouring the questioning between optimism and pessimism related to it; promote debates about the decision making concerning technology and its impacts; discuss how scientific and technological development influence cultures. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativa; Análise Textual Discursica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568 10.1590/1983-21172019210113 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172019210113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10568/26895 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 21 (2019) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 21 (2019) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 21 (2019) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711163466907648 |