A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palcha, Leandro Siqueira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Odisséa Boaventura de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34149
Resumo: Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências. In this paper we propose that reading and literature be used in science classes in order to contextualize scientific knowledge, for we consider that both carry historical and social brands that offer room for its transformation and expansion. We present a study with the participation of undergraduates in Biological Science involving reading and producing texts on the theory of Biological Evolution. We selected a short story called "The evolution of eggs" and the syllabus proposed for its use in order to examine the functioning of the interface between reading and literature in the production and mediation of scientific knowledge. We found some extra, intra and inter-textual aspects in relation to the text produced in addition to points and counterpoints that are relevant to the operation of reading in science teaching.
id UFMG-11_d405a47046fde57ea5fa2c6ae1df6034
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34149
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHINGLeitura; Literatura; Ensino de Ciências.Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências. In this paper we propose that reading and literature be used in science classes in order to contextualize scientific knowledge, for we consider that both carry historical and social brands that offer room for its transformation and expansion. We present a study with the participation of undergraduates in Biological Science involving reading and producing texts on the theory of Biological Evolution. We selected a short story called "The evolution of eggs" and the syllabus proposed for its use in order to examine the functioning of the interface between reading and literature in the production and mediation of scientific knowledge. We found some extra, intra and inter-textual aspects in relation to the text produced in addition to points and counterpoints that are relevant to the operation of reading in science teaching.CECIMIG-FaE-UFMG2013-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3414910.1590/1983-21172014160107 Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34149/27140Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess Palcha, Leandro Siqueira Oliveira, Odisséa Boaventura de2021-05-23T21:19:49Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34149Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-05-23T21:19:49Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
title A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
spellingShingle A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
Palcha, Leandro Siqueira
Leitura; Literatura; Ensino de Ciências.
title_short A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
title_full A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
title_fullStr A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
title_full_unstemmed A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
title_sort A EVOLUÇÃO DO OVO: QUANDO LEITURA E LITERATURA SE ENCONTRAM NO ENSINO DE CIÊNCIAS: THE EVOLUTION OF EGGS: WHEN READING AND LITERATURE MEET IN SCIENCE TEACHING
author Palcha, Leandro Siqueira
author_facet Palcha, Leandro Siqueira
Oliveira, Odisséa Boaventura de
author_role author
author2 Oliveira, Odisséa Boaventura de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palcha, Leandro Siqueira
Oliveira, Odisséa Boaventura de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura; Literatura; Ensino de Ciências.
topic Leitura; Literatura; Ensino de Ciências.
description Neste trabalho, propomos que a leitura e a literatura sejam usadas nas aulas de ciências com o objetivo de contextualizar o conhecimento científico, pois consideramos que ambas carregam marcas históricas e sociais que oferecem margem para transformá-las e ampliá-las. Apresentamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas envolvendo a leitura e a produção de textos sobre a teoria da Evolução Biológica. Selecionamos um conto denominado "A evolução do ovo" e o plano de ensino proposto para sua utilização, com objetivo de analisar o funcionamento da interface entre leitura e literatura na produção e mediação do conhecimento científico. Encontramos alguns aspectos extra, intra e intertextuais em relação ao texto produzido, além de pontos e contrapontos pertinentes ao funcionamento da leitura no ensino de ciências. In this paper we propose that reading and literature be used in science classes in order to contextualize scientific knowledge, for we consider that both carry historical and social brands that offer room for its transformation and expansion. We present a study with the participation of undergraduates in Biological Science involving reading and producing texts on the theory of Biological Evolution. We selected a short story called "The evolution of eggs" and the syllabus proposed for its use in order to examine the functioning of the interface between reading and literature in the production and mediation of scientific knowledge. We found some extra, intra and inter-textual aspects in relation to the text produced in addition to points and counterpoints that are relevant to the operation of reading in science teaching.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34149
10.1590/1983-21172014160107
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34149
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172014160107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34149/27140
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 16 No. 1 (2014)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 16 Núm. 1 (2014)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 16 n. 1 (2014)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711164570009600