OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818 |
Resumo: | Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos. Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents. |
id |
UFMG-11_e04158f3f9e35b777baa917cd5e5db35 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34818 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKSTransformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia.Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos. Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents. CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3481810.1590/1983-21172010120106Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818/27500Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBatisteti , Caroline BelottoAraujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caluzi, João José 2021-06-22T20:11:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34818Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T20:11:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
title |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
spellingShingle |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS Batisteti , Caroline Belotto Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia. |
title_short |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
title_full |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
title_fullStr |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
title_full_unstemmed |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
title_sort |
OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS |
author |
Batisteti , Caroline Belotto |
author_facet |
Batisteti , Caroline Belotto Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caluzi, João José |
author_role |
author |
author2 |
Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caluzi, João José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Batisteti , Caroline Belotto Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caluzi, João José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia. |
topic |
Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia. |
description |
Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos. Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818 10.1590/1983-21172010120106 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172010120106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818/27500 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711165255778304 |