OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batisteti , Caroline Belotto
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de, Caluzi, João José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Belo Horizonte. Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818
Resumo: Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos.   Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents.
id UFMG-11_e04158f3f9e35b777baa917cd5e5db35
oai_identifier_str oai:periodicos.ufmg.br:article/34818
network_acronym_str UFMG-11
network_name_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository_id_str
spelling OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKSTransformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia.Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos.   Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents. CECIMIG-FaE-UFMG2010-08-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3481810.1590/1983-21172010120106Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818/27500Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessBatisteti , Caroline BelottoAraujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de Caluzi, João José 2021-06-22T20:11:46Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34818Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-22T20:11:46Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
title OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
spellingShingle OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
Batisteti , Caroline Belotto
Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia.
title_short OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
title_full OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
title_fullStr OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
title_full_unstemmed OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
title_sort OS EXPERIMENTOS DE GRIFFITH NO ENSINO DE BIOLOGIA: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TRANSFORMAÇÃO NOS LIVROS DIDÁTICOS: GRIFFITH'S EXPERIMENTS ON BIOLOGY TEACHING: THE DIDACTIC TRANSPOSITION OF THE CONCEPT OF TRANSFORMATION IN DIDACTIC BOOKS
author Batisteti , Caroline Belotto
author_facet Batisteti , Caroline Belotto
Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de
Caluzi, João José
author_role author
author2 Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de
Caluzi, João José
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batisteti , Caroline Belotto
Araujo , Elaine Sandra Nicolini Nabuco de
Caluzi, João José
dc.subject.por.fl_str_mv Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia.
topic Transformação Bacteriana; Transposição Didática; Ensino de Biologia.
description Os experimentos de Griffith sobre a transformação de bactérias Pneumococcus, são tidos como importantes no processo de reconhecimento da relação DNA/hereditariedade. O presente estudo teve por objetivo analisar a transposição didática do conceito de transformação bacteriana, desde as descrições de Griffith até sua abordagem nos livros didáticos de Biologia. Percebemos que o contexto histórico e a relação entre a trans formação bacteriana e o reconhecimento do DNA como material gené tico são pouco explorados. Considerando a riqueza de conhecimentos, de diferentes áreas, que os experimentos de Griffith abrangem, sugerimos uma transposição didática do conceito de transformação bacteriana que envolva uma integração de conteúdos, tendo como ponto central a abor dagem histórica desses experimentos.   Griffith's experiments regarding bacterial transformation Pneumococcus are regarded as essential when related to DNA/heredity recognition process. The aim of the current study is to assess the didac tic transposition of the concept of bacterial transformation since the Griffith's descriptions until its current approach on didactic books. We realized that the historical context and the relationship between bacterial transformation and DNA recognition as genetic material are poorly explored. The core of our paper is the historical approach of those exper iments. By considering the wide richness of the knowledge that is ranged on Griffith's experiments, we suggest a didactic transposition concerning bacterial transformation in the learning process, involving an integration of contents.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818
10.1590/1983-21172010120106
url https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818
identifier_str_mv 10.1590/1983-21172010120106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34818/27500
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2010 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
publisher.none.fl_str_mv CECIMIG-FaE-UFMG
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio Research in Science Education; Vol. 12 No. 1 (2010)
Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 12 Núm. 1 (2010)
Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 12 n. 1 (2010)
1983-2117
1415-2150
reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Ensaio (Belo Horizonte. Online)
collection Ensaio (Belo Horizonte. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com
_version_ 1799711165255778304