ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34610 |
Resumo: | A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio. Meaningful Learning Theory stresses the importance of the link between existing ideas and new information, during the knowledge acquisition process. The efficiency of this process depends, among other factors, on the presence of subsumers. In the absence of these elements, previous organizers may be employed. They are learning resources that help to prepare anchoring ideas. This research investigates the implementation of an advance organizer in the form of a short-length digital animation. We discuss the educational and technical criteria involved in this task. An animation was created for a Physics class and proved to be effective in the role of advance organizer. The paper enumerates guidelines to create a short animation with the function of advance organizer. |
id |
UFMG-11_e08a48a114e05caf7ca044839ec42a51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/34610 |
network_acronym_str |
UFMG-11 |
network_name_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMATAprendizagem significativa; Organizador prévio; Curta de animação.A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio. Meaningful Learning Theory stresses the importance of the link between existing ideas and new information, during the knowledge acquisition process. The efficiency of this process depends, among other factors, on the presence of subsumers. In the absence of these elements, previous organizers may be employed. They are learning resources that help to prepare anchoring ideas. This research investigates the implementation of an advance organizer in the form of a short-length digital animation. We discuss the educational and technical criteria involved in this task. An animation was created for a Physics class and proved to be effective in the role of advance organizer. The paper enumerates guidelines to create a short animation with the function of advance organizer.CECIMIG-FaE-UFMG2012-07-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/3461010.1590/1983-21172012140311Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012)Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012)Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012)1983-21171415-2150reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34610/27338Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Rafael João Silva, Sani De Carvalho Rutz DaKoscianski, André 2021-06-14T19:24:48Zoai:periodicos.ufmg.br:article/34610Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaioPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/oairevistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com1983-21171415-2150opendoar:2021-06-14T19:24:48Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
title |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
spellingShingle |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT Ribeiro, Rafael João Aprendizagem significativa; Organizador prévio; Curta de animação. |
title_short |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
title_full |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
title_fullStr |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
title_full_unstemmed |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
title_sort |
ORGANIZADORES PRÉVIOS PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA: O FORMATO CURTA DE ANIMAÇÃO: ADVANCE ORGANIZERS FOR MEANINGFUL LEARNING IN PHYSICS: THE ANIMATED SHORT FILM FORMAT |
author |
Ribeiro, Rafael João |
author_facet |
Ribeiro, Rafael João Silva, Sani De Carvalho Rutz Da Koscianski, André |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Sani De Carvalho Rutz Da Koscianski, André |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Rafael João Silva, Sani De Carvalho Rutz Da Koscianski, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa; Organizador prévio; Curta de animação. |
topic |
Aprendizagem significativa; Organizador prévio; Curta de animação. |
description |
A teoria da aprendizagem significativa enfatiza a importância da ancoragem seletiva entre ideias já existentes e as ideias novas no processo de aquisição de conhecimentos. A eficiência desse processo depende, entre outros fatores, da presença de subsunçores. Na falta deles, pode-se incluir organizadores prévios, mecanismos didáticos que auxiliam a preparação de ideias âncora. Esta pesquisa investigou a construção de um organizador prévio no formato de curta de animação digital, discutindo os critérios didáticos e técnicos envolvidos nessa tarefa. Um curta foi criado e aplicado em uma aula de Física, se mostrando efetivo na função de organizador prévio. O trabalho enumera características que orientam a construção de um curta de animação com função de organizador prévio. Meaningful Learning Theory stresses the importance of the link between existing ideas and new information, during the knowledge acquisition process. The efficiency of this process depends, among other factors, on the presence of subsumers. In the absence of these elements, previous organizers may be employed. They are learning resources that help to prepare anchoring ideas. This research investigates the implementation of an advance organizer in the form of a short-length digital animation. We discuss the educational and technical criteria involved in this task. An animation was created for a Physics class and proved to be effective in the role of advance organizer. The paper enumerates guidelines to create a short animation with the function of advance organizer. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-07-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34610 10.1590/1983-21172012140311 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34610 |
identifier_str_mv |
10.1590/1983-21172012140311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/34610/27338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
CECIMIG-FaE-UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio Research in Science Education; Vol. 14 No. 3 (2012) Ensaio Investigación en educación científica; Vol. 14 Núm. 3 (2012) Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências; v. 14 n. 3 (2012) 1983-2117 1415-2150 reponame:Ensaio (Belo Horizonte. Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
collection |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Belo Horizonte. Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaepec@gmail.com || ensaio@fae.ufmg.br || itilan@hotmail.com |
_version_ |
1799711164940156928 |